EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES EM SALA DE AULA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124818 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 90 "inscrito_id" => 1593 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES EM SALA DE AULA." "resumo" => "Este artigo investiga as práticas pedagógicas utilizadas no ensino de língua inglesa para alunos com deficiência (PCDs) no ensino fundamental, especificamente nos anos finais. Diante da crescente importância da inclusão educacional, o estudo tem como objetivo identificar estratégias eficazes que favoreçam o aprendizado de alunos com diferentes habilidades e necessidades. A pesquisa foi realizada em uma escola pública da rede estadual de ensino do RN, onde foram observadas algumas aulas de língua inglesa e realizadas entrevistas com professores e alunos através de um questionário no google forms. Os resultados indicam que a utilização de recursos visuais, atividades multissensoriais e tecnologia educacional contribui significativamente para o engajamento e a aprendizagem dos alunos PCDs nas aulas de língua inglesa. Além disso, a adaptação do material didático e a promoção de um ambiente inclusivo são fundamentais para o êxito das aulas. O artigo discute ainda a relevância do desenvolvimento da comunicação oral e da colaboração entre pares como ferramentas para fortalecer a confiança dos alunos. Portanto, a implementação de abordagens pedagógicas inclusivas não apenas beneficia os alunos PCDs, mas também enriquece o ambiente escolar como um todo, promovendo uma cultura de respeito à diversidade. Como alinhamento teórico utilizamos da teoria de autores como: Mantoan (2003); Freire (1996); Oliveira (2014); Colla (2020)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1593_TB90_18102025224127.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILVANEIDE PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GILVANEIDE" "autor_email" => "gilvaneide246@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124818 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 90 "inscrito_id" => 1593 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES EM SALA DE AULA." "resumo" => "Este artigo investiga as práticas pedagógicas utilizadas no ensino de língua inglesa para alunos com deficiência (PCDs) no ensino fundamental, especificamente nos anos finais. Diante da crescente importância da inclusão educacional, o estudo tem como objetivo identificar estratégias eficazes que favoreçam o aprendizado de alunos com diferentes habilidades e necessidades. A pesquisa foi realizada em uma escola pública da rede estadual de ensino do RN, onde foram observadas algumas aulas de língua inglesa e realizadas entrevistas com professores e alunos através de um questionário no google forms. Os resultados indicam que a utilização de recursos visuais, atividades multissensoriais e tecnologia educacional contribui significativamente para o engajamento e a aprendizagem dos alunos PCDs nas aulas de língua inglesa. Além disso, a adaptação do material didático e a promoção de um ambiente inclusivo são fundamentais para o êxito das aulas. O artigo discute ainda a relevância do desenvolvimento da comunicação oral e da colaboração entre pares como ferramentas para fortalecer a confiança dos alunos. Portanto, a implementação de abordagens pedagógicas inclusivas não apenas beneficia os alunos PCDs, mas também enriquece o ambiente escolar como um todo, promovendo uma cultura de respeito à diversidade. Como alinhamento teórico utilizamos da teoria de autores como: Mantoan (2003); Freire (1996); Oliveira (2014); Colla (2020)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1593_TB90_18102025224127.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILVANEIDE PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GILVANEIDE" "autor_email" => "gilvaneide246@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }