MITOS GRECO-ROMANOS E SUAS INTERSECÇÕES NA FORMAÇÃO DE LEITORES DO LITORAL NORTE/PB
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124958 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 418 "inscrito_id" => 5760 "titulo" => "MITOS GRECO-ROMANOS E SUAS INTERSECÇÕES NA FORMAÇÃO DE LEITORES DO LITORAL NORTE/PB" "resumo" => "Os mitos são partes fundamentais da nossa civilização, através do seu estudo compreendemos nossas origens e os valores sob os quais nossa sociedade se funda. Sabemos que na antiguidade esses mesmos mitos possuíam alto valor educativo para formação de crianças e jovens. Na conjuntura atual, é possível notar que os ensinamentos proporcionados pelos estudos dos mitos continuam atuais, bem como esses mitos estão sempre em processo de releitura e seguem presentes na nossa sociedade, seja através de filmes, músicas, desenhos, pinturas e entre outros. Dentro desse viés, por enxergarmos na mitologia greco-romana importantes ferramentas para a formação de leitores, nosso projeto tem por objetivo levar a leitura e o trabalho com esses textos até as escolas do vale do Mamanguape. Sendo assim, o projeto visa o trabalho com esses textos contribuindo na formação de alunos da educação básica, além de contribuir também com a formação docente dos alunos do curso de Letras Língua -Portuguesa da Universidade Federal da Paraíba, nesse sentido, adotando uma metodologia com abordagem qualitativa, nosso projeto se caracteriza como pesquisa-ação. Compõem o referencial teórico deste trabalho, Calvino (1993), Cosson (2006), Colomer (2017), Eliade (2013), Fortes e Miotti (2014) e entre outros. Ressaltamos ainda que, o projeto proporciona esse conhecimento cultural através do letramento literário, isso com a realização de aulas lúdicas que contam com a utilização dos mais diversos suportes. Consideramos que o estudo da literatura em suas diversas nuances merece cada vez mais espaço nas escolas, e acreditamos que nosso projeto promove esse espaço de trabalho de maneira lúdica e didática, promovendo ainda um vínculo importante entre Escola e Universidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5760_TB418_14102025200553.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE MARQUES PAULO BATISTA" "autor_nome_curto" => "ELIANE MARQUES" "autor_email" => "elianemarquesbatista1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124958 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 418 "inscrito_id" => 5760 "titulo" => "MITOS GRECO-ROMANOS E SUAS INTERSECÇÕES NA FORMAÇÃO DE LEITORES DO LITORAL NORTE/PB" "resumo" => "Os mitos são partes fundamentais da nossa civilização, através do seu estudo compreendemos nossas origens e os valores sob os quais nossa sociedade se funda. Sabemos que na antiguidade esses mesmos mitos possuíam alto valor educativo para formação de crianças e jovens. Na conjuntura atual, é possível notar que os ensinamentos proporcionados pelos estudos dos mitos continuam atuais, bem como esses mitos estão sempre em processo de releitura e seguem presentes na nossa sociedade, seja através de filmes, músicas, desenhos, pinturas e entre outros. Dentro desse viés, por enxergarmos na mitologia greco-romana importantes ferramentas para a formação de leitores, nosso projeto tem por objetivo levar a leitura e o trabalho com esses textos até as escolas do vale do Mamanguape. Sendo assim, o projeto visa o trabalho com esses textos contribuindo na formação de alunos da educação básica, além de contribuir também com a formação docente dos alunos do curso de Letras Língua -Portuguesa da Universidade Federal da Paraíba, nesse sentido, adotando uma metodologia com abordagem qualitativa, nosso projeto se caracteriza como pesquisa-ação. Compõem o referencial teórico deste trabalho, Calvino (1993), Cosson (2006), Colomer (2017), Eliade (2013), Fortes e Miotti (2014) e entre outros. Ressaltamos ainda que, o projeto proporciona esse conhecimento cultural através do letramento literário, isso com a realização de aulas lúdicas que contam com a utilização dos mais diversos suportes. Consideramos que o estudo da literatura em suas diversas nuances merece cada vez mais espaço nas escolas, e acreditamos que nosso projeto promove esse espaço de trabalho de maneira lúdica e didática, promovendo ainda um vínculo importante entre Escola e Universidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5760_TB418_14102025200553.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE MARQUES PAULO BATISTA" "autor_nome_curto" => "ELIANE MARQUES" "autor_email" => "elianemarquesbatista1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }