AULA DE CAMPO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO ESCOLAR:DESAFIOS E POSSIBILIDADES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124997 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 502 "inscrito_id" => 4398 "titulo" => "AULA DE CAMPO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO ESCOLAR:DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "O presente artigo mostra a importância da aula de campo como metodologia didático-pedagógica indispensável para o ensino de Geografia, possibilitando aos estudantes a vivência direta dos fenômenos ambientais, sociais, culturais e naturais. Através dessa prática, busca-se transcender os limites da sala de aula e promover uma compreensão mais crítica e integrada do espaço geográfico. O estudo fundamenta-se em uma revisão bibliográfica qualitativa, visando reunir e analisar diferentes perspectivas teóricas sobre a importância da aula de campo na construção do conhecimento geográfico. Além disso, a trabalho enfatiza a relevância da geografia escolar na formação integral dos estudantes, incentivando um olhar crítico sobre o entorno e promovendo o desenvolvimento do pensamento geográfico, destacando a necessidade de metodologias ativas, como as aulas de campo, relacionando teoria e prática, ressaltando a importância da interação sociedade-natureza e para o desenvolvimento do raciocínio geográfico. O trabalho ainda faz referências aos desafios da implementação das aulas de campo incluem questões logísticas, como planejamento, recursos financeiros e segurança dos estudantes. Entretanto, essa prática potencializa a construção da consciência geosocioambiental ao estimular o protagonismo estudantil e a reflexão sobre a interação entre elementos naturais e antrópicos. Dessa forma, conclui-se que a aula de campo não é apenas uma estratégia metodológica, mas um instrumento fundamental para conectar teoria e prática, promovendo uma educação geográfica mais reflexiva e transformadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4398_TB502_18102025134620.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAUVIANA RAMOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FLAUVIANA" "autor_email" => "flauvianaramosdasilva@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124997 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 502 "inscrito_id" => 4398 "titulo" => "AULA DE CAMPO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO ESCOLAR:DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "O presente artigo mostra a importância da aula de campo como metodologia didático-pedagógica indispensável para o ensino de Geografia, possibilitando aos estudantes a vivência direta dos fenômenos ambientais, sociais, culturais e naturais. Através dessa prática, busca-se transcender os limites da sala de aula e promover uma compreensão mais crítica e integrada do espaço geográfico. O estudo fundamenta-se em uma revisão bibliográfica qualitativa, visando reunir e analisar diferentes perspectivas teóricas sobre a importância da aula de campo na construção do conhecimento geográfico. Além disso, a trabalho enfatiza a relevância da geografia escolar na formação integral dos estudantes, incentivando um olhar crítico sobre o entorno e promovendo o desenvolvimento do pensamento geográfico, destacando a necessidade de metodologias ativas, como as aulas de campo, relacionando teoria e prática, ressaltando a importância da interação sociedade-natureza e para o desenvolvimento do raciocínio geográfico. O trabalho ainda faz referências aos desafios da implementação das aulas de campo incluem questões logísticas, como planejamento, recursos financeiros e segurança dos estudantes. Entretanto, essa prática potencializa a construção da consciência geosocioambiental ao estimular o protagonismo estudantil e a reflexão sobre a interação entre elementos naturais e antrópicos. Dessa forma, conclui-se que a aula de campo não é apenas uma estratégia metodológica, mas um instrumento fundamental para conectar teoria e prática, promovendo uma educação geográfica mais reflexiva e transformadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4398_TB502_18102025134620.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAUVIANA RAMOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FLAUVIANA" "autor_email" => "flauvianaramosdasilva@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }