A TEMATIZAÇÃO DOS ESPORTES COMO ELEMENTO EDUCATIVO: ENFRENTANDO AS DESIGUALDADES SOCIAIS ATRAVÉS DO CORPO EM MOVIMENTO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125020 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 547 "inscrito_id" => 5016 "titulo" => "A TEMATIZAÇÃO DOS ESPORTES COMO ELEMENTO EDUCATIVO: ENFRENTANDO AS DESIGUALDADES SOCIAIS ATRAVÉS DO CORPO EM MOVIMENTO" "resumo" => "Este artigo consiste em um estudo de caso das atividades pedagógicas esportivas desenvolvidas ao longo do ano de dois mil e vinte e quatro na Fundação Gol de Letra, localizada no bairro do Caju – Rio de Janeiro/RJ. O esporte tem uma história ligada diretamente com expressões militaristas e higienistas, que por décadas utilizaram suas práticas para a manutenção dos padrões vigentes. A Fundação Gol de Letra desenvolve aulas, festivais e jogos integrativos que utilizam os esportes como tematizações fundamentais para as mitigações das desigualdades sociais, com o objetivo de promover práticas plurais que respeitam as diferenças. O estudo de caso buscou analisar como o esporte foi desenvolvido como elemento transformador, através das lentes da Educação Física Cultural (Neira, 2016-2023). A bibliografia utilizada ajudou a perceber as tematizações dos esportes focalizando em perspectivas contra-hegemônicas e decoloniais. No caso dos esportes as padronizações dos corpos, as questões de gêneros e raça foram elementos importantes na pesquisa. O resultado do estudo demonstrou que os esportes tematizados durante o ano de dois mil e vinte e quatro nas oficinas da Fundação Gol de Letra proporcionaram práticas contra-hegemônicas, através do corpo em movimento, para mais de duas mil crianças e adolescentes. Essas aulas possibilitaram outras visões de mundo para os participantes do projeto, ampliando as possibilidades e vivências que confrontam os padrões normativos dos corpos e da sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5016_TB547_30102025195435.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL MAGALHÃES RODRIGUES COELHO" "autor_nome_curto" => "GABRIEL COELHO" "autor_email" => "gabriel.coelho@goldeletra.org.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125020 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 547 "inscrito_id" => 5016 "titulo" => "A TEMATIZAÇÃO DOS ESPORTES COMO ELEMENTO EDUCATIVO: ENFRENTANDO AS DESIGUALDADES SOCIAIS ATRAVÉS DO CORPO EM MOVIMENTO" "resumo" => "Este artigo consiste em um estudo de caso das atividades pedagógicas esportivas desenvolvidas ao longo do ano de dois mil e vinte e quatro na Fundação Gol de Letra, localizada no bairro do Caju – Rio de Janeiro/RJ. O esporte tem uma história ligada diretamente com expressões militaristas e higienistas, que por décadas utilizaram suas práticas para a manutenção dos padrões vigentes. A Fundação Gol de Letra desenvolve aulas, festivais e jogos integrativos que utilizam os esportes como tematizações fundamentais para as mitigações das desigualdades sociais, com o objetivo de promover práticas plurais que respeitam as diferenças. O estudo de caso buscou analisar como o esporte foi desenvolvido como elemento transformador, através das lentes da Educação Física Cultural (Neira, 2016-2023). A bibliografia utilizada ajudou a perceber as tematizações dos esportes focalizando em perspectivas contra-hegemônicas e decoloniais. No caso dos esportes as padronizações dos corpos, as questões de gêneros e raça foram elementos importantes na pesquisa. O resultado do estudo demonstrou que os esportes tematizados durante o ano de dois mil e vinte e quatro nas oficinas da Fundação Gol de Letra proporcionaram práticas contra-hegemônicas, através do corpo em movimento, para mais de duas mil crianças e adolescentes. Essas aulas possibilitaram outras visões de mundo para os participantes do projeto, ampliando as possibilidades e vivências que confrontam os padrões normativos dos corpos e da sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5016_TB547_30102025195435.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL MAGALHÃES RODRIGUES COELHO" "autor_nome_curto" => "GABRIEL COELHO" "autor_email" => "gabriel.coelho@goldeletra.org.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }