A IMPORTÂNCIA DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE E NO ENSINO DE MATEMÁTICA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125043 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 595 "inscrito_id" => 6020 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE E NO ENSINO DE MATEMÁTICA." "resumo" => "Este artigo aborda a importância das oficinas pedagógicas no contexto educacional e seu impacto na formação de futuros docentes para a educação básica. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica e qualitativa, realizada no âmbito do Estágio Supervisionado II em uma escola pública de Anápolis - GO. Durante essa experiência, foram desenvolvidas oficinas com alunos do 7º e 8º ano, além de pesquisas teóricas conduzidas no laboratório da Universidade Estadual de Goiás ao longo do ano letivo de 2024. O trabalho foi baseado em autores como Gatti (2010), Pimenta e Lima (2012) e Mizukami et al. (2002), que contribuíram para ampliar a compreensão do estágio supervisionado, indo além de sua dimensão prática e destacando a sua relevância na integração do acadêmico no ambiente escolar. Estudos como os de Lima e Aroeira (2011) também ressaltam a necessidade de atividades que possibilitem ao futuro docente compreender a complexidade do ensino. Nesse sentido, configuram-se as oficinas pedagógicas como estratégias metodológicas que favorecem a construção do conhecimento, incentivando a reflexão, a criatividade e a inovação no processo de ensino-aprendizagem (ANASTASIOU; ALVES, 2015, p.96). No contexto do ensino de matemática, a aplicação de workshops demonstraram impacto positivo no desempenho dos alunos, além de contribuir para o desenvolvimento de estratégias mais equitativas, alinhadas às diferentes necessidades dos estudantes e a própria formação docente. Desta forma, concluiu-se que a utilização de metodologias inovadoras, como as oficinas pedagógicas, não apenas enriquece a prática docente, mas também proporciona aprendizado mais significativo aos alunos, tornando as aulas mais dinâmicas e eficazes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6020_TB595_14102025151155.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA SILVA FELICIANO" "autor_nome_curto" => "MARIA EDUARDA" "autor_email" => "mariaesfeliciano@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125043 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 595 "inscrito_id" => 6020 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE E NO ENSINO DE MATEMÁTICA." "resumo" => "Este artigo aborda a importância das oficinas pedagógicas no contexto educacional e seu impacto na formação de futuros docentes para a educação básica. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica e qualitativa, realizada no âmbito do Estágio Supervisionado II em uma escola pública de Anápolis - GO. Durante essa experiência, foram desenvolvidas oficinas com alunos do 7º e 8º ano, além de pesquisas teóricas conduzidas no laboratório da Universidade Estadual de Goiás ao longo do ano letivo de 2024. O trabalho foi baseado em autores como Gatti (2010), Pimenta e Lima (2012) e Mizukami et al. (2002), que contribuíram para ampliar a compreensão do estágio supervisionado, indo além de sua dimensão prática e destacando a sua relevância na integração do acadêmico no ambiente escolar. Estudos como os de Lima e Aroeira (2011) também ressaltam a necessidade de atividades que possibilitem ao futuro docente compreender a complexidade do ensino. Nesse sentido, configuram-se as oficinas pedagógicas como estratégias metodológicas que favorecem a construção do conhecimento, incentivando a reflexão, a criatividade e a inovação no processo de ensino-aprendizagem (ANASTASIOU; ALVES, 2015, p.96). No contexto do ensino de matemática, a aplicação de workshops demonstraram impacto positivo no desempenho dos alunos, além de contribuir para o desenvolvimento de estratégias mais equitativas, alinhadas às diferentes necessidades dos estudantes e a própria formação docente. Desta forma, concluiu-se que a utilização de metodologias inovadoras, como as oficinas pedagógicas, não apenas enriquece a prática docente, mas também proporciona aprendizado mais significativo aos alunos, tornando as aulas mais dinâmicas e eficazes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6020_TB595_14102025151155.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA SILVA FELICIANO" "autor_nome_curto" => "MARIA EDUARDA" "autor_email" => "mariaesfeliciano@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }