ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – INTRODUÇÃO AO CAMPO EDUCACIONAL: A REALIDADE EDUCACIONAL NO MUNICIPIO DE CASTANHAL-PA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125052 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 610 "inscrito_id" => 4511 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – INTRODUÇÃO AO CAMPO EDUCACIONAL: A REALIDADE EDUCACIONAL NO MUNICIPIO DE CASTANHAL-PA" "resumo" => "O estágio supervisionado é um componente essencial da formação acadêmica, permitindo a integração entre teoria e prática, conforme a Resolução CNE/CP Nº 2/2015. Durante este período, foi realizada observação e coleta de dados na Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Castanhal-PA, com o objetivo de compreender a realidade educacional do município, seguida de uma análise das atribuições e serviços prestados pela Secretaria. Dessa forma, o referencial teórico baseou-se em autores como Pimenta e Lima (2011), Freire (1996) e Freire (1979), que destacam que o estágio deve proporcionar o contato direto com a realidade escolar, importância do estágio na construção da identidade docente e no desenvolvimento de uma postura reflexiva e crítica. A metodologia adotada seguiu uma abordagem qualitativa na perspectiva de Bogdan e Biklen (1994), revisão bibliográfica de acordo com Gil (2008), análise documental conforme Cellard (2008), entrevista na visão de Triviños (1987), coleta de dados e análise de dados de acordo com Bardin (2011). Os resultados evidenciaram o papel da Secretaria Municipal de educação (SEMED) na gestão das escolas municipais e na implementação de políticas educacionais. Além disso, a importância de programas e projetos educacionais criados no contexto pós-pandemia para sanar dificuldades no aprendizado dos alunos do ensino fundamental, a pesquisa também destacou a importância de uma comunicação mais eficiente, ressaltando que a transparência e o acesso à informação são essenciais para garantir a eficácia dos serviços públicos. Além disso, a análise na secretaria possibilitou compreender as estratégias pedagógicas e administrativas, bem como os desafios enfrentados na gestão educacional. Conclui-se, que o estágio de introdução ao campo educacional e importante na formação de educadores. Assim, essa experiência prepara os estudantes para os desafios do ambiente educacional, capacitando-os a se tornarem profissionais críticos. Portanto, o estágio proporciona uma visão realista do cenário educacional, contribuindo para o desenvolvimento de competências pedagógicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4511_TB610_29102025215122.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA PANTOJA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "nanda123pantoja100@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125052 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 610 "inscrito_id" => 4511 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – INTRODUÇÃO AO CAMPO EDUCACIONAL: A REALIDADE EDUCACIONAL NO MUNICIPIO DE CASTANHAL-PA" "resumo" => "O estágio supervisionado é um componente essencial da formação acadêmica, permitindo a integração entre teoria e prática, conforme a Resolução CNE/CP Nº 2/2015. Durante este período, foi realizada observação e coleta de dados na Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Castanhal-PA, com o objetivo de compreender a realidade educacional do município, seguida de uma análise das atribuições e serviços prestados pela Secretaria. Dessa forma, o referencial teórico baseou-se em autores como Pimenta e Lima (2011), Freire (1996) e Freire (1979), que destacam que o estágio deve proporcionar o contato direto com a realidade escolar, importância do estágio na construção da identidade docente e no desenvolvimento de uma postura reflexiva e crítica. A metodologia adotada seguiu uma abordagem qualitativa na perspectiva de Bogdan e Biklen (1994), revisão bibliográfica de acordo com Gil (2008), análise documental conforme Cellard (2008), entrevista na visão de Triviños (1987), coleta de dados e análise de dados de acordo com Bardin (2011). Os resultados evidenciaram o papel da Secretaria Municipal de educação (SEMED) na gestão das escolas municipais e na implementação de políticas educacionais. Além disso, a importância de programas e projetos educacionais criados no contexto pós-pandemia para sanar dificuldades no aprendizado dos alunos do ensino fundamental, a pesquisa também destacou a importância de uma comunicação mais eficiente, ressaltando que a transparência e o acesso à informação são essenciais para garantir a eficácia dos serviços públicos. Além disso, a análise na secretaria possibilitou compreender as estratégias pedagógicas e administrativas, bem como os desafios enfrentados na gestão educacional. Conclui-se, que o estágio de introdução ao campo educacional e importante na formação de educadores. Assim, essa experiência prepara os estudantes para os desafios do ambiente educacional, capacitando-os a se tornarem profissionais críticos. Portanto, o estágio proporciona uma visão realista do cenário educacional, contribuindo para o desenvolvimento de competências pedagógicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4511_TB610_29102025215122.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA PANTOJA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "nanda123pantoja100@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }