Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – INTRODUÇÃO AO CAMPO EDUCACIONAL: A REALIDADE EDUCACIONAL NO MUNICIPIO DE CASTANHAL-PA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O estágio supervisionado é um componente essencial da formação acadêmica, permitindo a integração entre teoria e prática, conforme a Resolução CNE/CP Nº 2/2015. Durante este período, foi realizada observação e coleta de dados na Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Castanhal-PA, com o objetivo de compreender a realidade educacional do município, seguida de uma análise das atribuições e serviços prestados pela Secretaria. Dessa forma, o referencial teórico baseou-se em autores como Pimenta e Lima (2011), Freire (1996) e Freire (1979), que destacam que o estágio deve proporcionar o contato direto com a realidade escolar, importância do estágio na construção da identidade docente e no desenvolvimento de uma postura reflexiva e crítica. A metodologia adotada seguiu uma abordagem qualitativa na perspectiva de Bogdan e Biklen (1994), revisão bibliográfica de acordo com Gil (2008), análise documental conforme Cellard (2008), entrevista na visão de Triviños (1987), coleta de dados e análise de dados de acordo com Bardin (2011). Os resultados evidenciaram o papel da Secretaria Municipal de educação (SEMED) na gestão das escolas municipais e na implementação de políticas educacionais. Além disso, a importância de programas e projetos educacionais criados no contexto pós-pandemia para sanar dificuldades no aprendizado dos alunos do ensino fundamental, a pesquisa também destacou a importância de uma comunicação mais eficiente, ressaltando que a transparência e o acesso à informação são essenciais para garantir a eficácia dos serviços públicos. Além disso, a análise na secretaria possibilitou compreender as estratégias pedagógicas e administrativas, bem como os desafios enfrentados na gestão educacional. Conclui-se, que o estágio de introdução ao campo educacional e importante na formação de educadores. Assim, essa experiência prepara os estudantes para os desafios do ambiente educacional, capacitando-os a se tornarem profissionais críticos. Portanto, o estágio proporciona uma visão realista do cenário educacional, contribuindo para o desenvolvimento de competências pedagógicas.

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