Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PANORAMA DA FORMAÇÃO INICIAL NO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO DIANTE DAS AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho faz parte da pesquisa cujo tema é a formação inicial em Educação Física (EF) no âmbito dos cursos ofertados no Centro de Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (CEFD/UFES). Consideramos a Lei 12.711/2012, que estabelece norte legal para elaboração de políticas públicas para promoção da igualdade racial e enfrentamento ao racismo e as desigualdades no campo da educação. Diante do desafio colocado às universidades, faz-se necessário a análise das ações afirmativas implementadas com vistas à avaliação de conquistas e reelaborações para o enfrentamento das desigualdades de acesso ao Ensino Superior (Santos, 2016). Assim, temos por objetivo apresentar o panorama geral de entrada e permanência de estudantes ingressantes nos cursos ofertados pelo CEFD/UFES via cota étnico-racial, no período de 2017 a 2024. A análise documental considerou a oferta do total de 1280 vagas com 1299 matriculados e, constatamos que quase metade da comunidade discente é cotista (602 estudantes). Sendo 57,1% dos cotistas ingressantes pela reserva de vagas para pretos, pardos e indígenas (PPI). Desse grupo, 48,54% ingressam via a associação de cotas étnico-raciais e baixa renda; apenas 12% associaram a cota racial com a da escola pública; estudantes PPI com deficiência não atingem 1%. Estudantes com renda normal perfazem 43,31% deste bojo, já pessoas indígenas, com deficiência e gênero neutro estão em porcentagem inexpressivas. Constatamos que a investigação permitiu a construção do panorama complexo em torno do ingresso de jovens afrodescendentes nos cursos de EF, estabelecendo um território fértil de interrogações que podem contribuir para a compreensão dos alcances e desafios das ações afirmativas no Ensino Superior, em especial na formação docente. O processo investigativo em jogo coloca em perspectiva a presença da comunidade afrodescendente com a intenção de fortalecer o debate público acerca da justiça social e enfrentamento do racismo e desigualdades sociais (Nunes, 2023).

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