A EDUCAÇÃO DO CAMPO SOB A ÓTICA DE GRADUANDOS EM GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL
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Diante desse contexto, este estudo tem o objetivo de analisar as representações sociais da educação do campo entre graduandos do curso de licenciatura em Geografia na Universidade Federal de Pernambuco. A fundamentação teórica baseia-se em Caldart (2009) e Arroyo (1999), que discorrem sobre a educação do campo, e Moscovici (1978), como principal teórico na abordagem das representações sociais. Este trabalho possui uma abordagem quanti-qualitativa, utilizando o método de Abric (1994) para investigar as representações sociais. A pesquisa dividiu-se em duas etapas: revisão bibliográfica e a aplicação de um questionário contendo perguntas abertas e fechadas, além da técnica de associação livre de palavras sobre o termo “educação do campo”. Por fim, o software IRAMUTEQ foi utilizado para auxiliar na análise final. Os resultados da pesquisa indicam que a educação do campo é frequentemente percebida de maneira genérica e marcada por estereótipos. 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