Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O TEATRO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE GEOGRAFIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo apresenta o teatro como ferramenta metodológica nas aulas de Geografia, para trabalhar o conteúdo "aspectos demográficos da população brasileira", com a primeira série do Ensino Médio de um colégio público no Estado do Paraná. Para embasar a reflexão sobre demografia e o ensino de Geografia, recorreu-se às contribuições dos autores Castellar e Moraes (2010), para a análise dos resultados na perspectiva da abordagem fenomenológica hermenêutica fundamentamo-nos nos autores Edmund Husserl (2000), Hans-Georg Gadamer (1999), Gamboa (2018), Albuquerque e Portilho (2022). A metodologia proposta envolveu os estudantes na criação de uma peça teatral intitulada "conversa em família", para refletir sobre as mudanças demográficas ao longo do tempo, como o crescimento populacional, taxa de natalidade, urbanização, expectativa de vida, migração, entre outros, com base nos dados dos censos demográficos. O teatro permitiu uma aprendizagem dinâmica e criativa, incentivando os estudantes a experimentar conceitos e desenvolver habilidades como expressão verbal, trabalho em equipe e pensamento crítico. A abordagem fenomenológica hermenêutica foi utilizada para compreender como os estudantes interagiram com o conteúdo e refletiram sobre sua aprendizagem. Durante as apresentações teatrais, os alunos discutiram os impactos dos dados demográficos nas famílias e na sociedade, explorando como as transformações populacionais influenciam áreas como saúde, educação e trabalho. A criação dos cenários e figurinos também ajudou a representar diferentes regiões e estilos de vida do Brasil. Essa metodologia contribuiu para que os estudantes percebessem, de maneira prática e envolvente, como os dados dos censos impactam o cotidiano e o futuro do país, ampliando sua compreensão das questões sociais e culturais. O teatro, portanto, mostrou-se uma ferramenta eficaz para promover uma aprendizagem crítica e significativa, ao transformar dados estatísticos em narrativas vivenciais.

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