Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE OS FATORES SOCIOECONÔMICOS E OS ÍNDICES DE PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA DA REGIÃO DO CAPARAÓ CAPIXABA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) utiliza o Índice de Nível Socioeconômico (Inse) para classificar escolas com base em fatores como renda familiar, escolaridade dos pais e acesso a recursos educacionais. Diante disso, esta pesquisa adota uma abordagem quantitativa correlacional tendo como objetivo analisar a relação entre fatores socioeconômicos e o índice de proficiência dos estudantes das escolas estaduais da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Guaçuí, no estado do Espírito Santo no âmbito do SAEB. A fundamentação teórica baseia-se em Freire (1992, 1996, 2000) e Vygotsky (1991, 2010), cujas teorias subsidiam a ideia de que o contexto socioeconômico e o ambiente no qual o aluno está inserido podem influenciar significativamente seu rendimento escolar. Assim, a hipótese sugere que escolas com menor nível socioeconômico tendem a apresentar, em média, um desempenho inferior nesses dados. A análise foi realizada nos dados das escolas estaduais dessa região considerando os resultados do 3º ano do Ensino Médio em Matemática disponíveis no sistema SAEB. Estas escolas estão classificadas entre os níveis 3 a 5 do Inse. O tratamento dos dados foi realizado no ambiente web Jupyter Notebook com Python, na qual, a correlação de Pearson revelou um coeficiente de 0,52, indicando uma relação positiva moderada entre nível socioeconômico e desempenho. Os dados mostram que as escolas de nível 3 possuem menor variação nos resultados e valores médios mais baixos, sugerindo um desempenho homogêneo, porém inferior aos demais níveis. O nível 4 se apresenta como intermediário, com maior número de escolas e dispersão nos resultados. Já as escolas de nível 5 possuem uma mediana mais alta e menor dispersão, indicando melhor desempenho e maior consistência. Esses achados reforçam a necessidade e importância de políticas públicas voltadas à redução das desigualdades sociais, proporcionando melhores condições educacionais, impactando positivamente a aprendizagem dos alunos.

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