A COMPREENSÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA DA REDE PÚBLICA DA PARAÍBA, ACERCA DA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA
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A pesquisa desenvolveu-se em uma perspectiva qualitativa, tendo como caminho teórico-metodológico a dialética materialista em Marx, Vigotsky, e Gramsci. A metodologia de análise do material empírico baseou-se no processo hermenêutico-crítico em Gamboa. As contradições presentes entre os conteúdos teóricos e as experiências práticas dos docentes, constituíram o principal foco da pesquisa, com essa relação sendo analisada enquanto práxis laboral e existencial docente. A dicotomia entre teoria e prática, historicamente presente no contexto educacional brasileiro, é fruto de uma sociedade dividida em classes, onde as escolas possuem diferentes objetivos de educação, mas que normalmente não estão voltadas para a formação do cidadão crítico. Através das pesquisas e análise dos depoimentos, foi identificado que muitos professores acreditam que a teoria se sobrepõe à prática, resultando em uma desconexão entre os conhecimentos adquiridos na universidade e as exigências do cotidiano escolar; sendo possível também identificar que o curso ainda é muito voltado para a formação de geógrafos, e pouco para a formação de docentes, embora se trate de um curso de licenciatura. A pesquisa sugere que a construção de uma escola transformadora, exige uma reformulação da relação entre teoria e prática, superando a educação com bases ideológicas das classes dominantes, e por vezes utópica, e possibilitando a transformação tanto da realidade escolar, dos sujeitos que compõem a escola, quanto da sociedade." 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