UMA AVALIAÇÃO DAS CONJUNÇÕES ADVERSATIVAS EM TEXTOS DISSERTATIVOS-ARGUMENTATIVOS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125466 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1421 "inscrito_id" => 2025 "titulo" => "UMA AVALIAÇÃO DAS CONJUNÇÕES ADVERSATIVAS EM TEXTOS DISSERTATIVOS-ARGUMENTATIVOS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) exige a produção de um texto dissertativo-argumentativo, um gênero específico que vai além do conceito tradicional de dissertação, restrito ao ambiente escolar, cuja construção depende de estratégias coesivas, como o uso de conjunções, uma vez que essa habilidade é avaliada na competência IV. Sob esse viés, este artigo analisa o uso de conjunções adversativas em redações dissertativo-argumentativas de alunos do ensino médio, destacando sua importância para a coesão e o sequenciamento textual. A fundamentação teórica respalda-se em em autores como: Bezerra e Reinaldo (2020), que discutem a relação entre a Análise Linguística (doravante AL) e a prática de escrita; Koch (2017), focando nos aspectos fundamentais da construção de textos; Sautchuk (2004), que aborda práticas morfossintáticas, e Rocha Lima (2012), que fornece uma perspectiva sobre a gramática do texto, com ênfase no uso de conjunções adversativas, entre outros. A metodologia adota uma abordagem qualitativa, examinando 30 redações produzidas em oficinas voltadas ao ENEM no campus IV da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Os resultados mostram que o repertório de conjunções adversativas dos alunos é limitado e frequentemente inadequado, embora alguns casos demonstrem uso eficaz, promovendo coesão e clareza. Conclui-se que o ensino funcional das conjunções é essencial para aprimorar a escrita dos estudantes, especialmente em exames como o ENEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2025_TB1421_14102025103613.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA DE ARAÚJO FREIRE" "autor_nome_curto" => "Eduarda Freire" "autor_email" => "eduardafreire115@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125466 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1421 "inscrito_id" => 2025 "titulo" => "UMA AVALIAÇÃO DAS CONJUNÇÕES ADVERSATIVAS EM TEXTOS DISSERTATIVOS-ARGUMENTATIVOS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) exige a produção de um texto dissertativo-argumentativo, um gênero específico que vai além do conceito tradicional de dissertação, restrito ao ambiente escolar, cuja construção depende de estratégias coesivas, como o uso de conjunções, uma vez que essa habilidade é avaliada na competência IV. Sob esse viés, este artigo analisa o uso de conjunções adversativas em redações dissertativo-argumentativas de alunos do ensino médio, destacando sua importância para a coesão e o sequenciamento textual. A fundamentação teórica respalda-se em em autores como: Bezerra e Reinaldo (2020), que discutem a relação entre a Análise Linguística (doravante AL) e a prática de escrita; Koch (2017), focando nos aspectos fundamentais da construção de textos; Sautchuk (2004), que aborda práticas morfossintáticas, e Rocha Lima (2012), que fornece uma perspectiva sobre a gramática do texto, com ênfase no uso de conjunções adversativas, entre outros. A metodologia adota uma abordagem qualitativa, examinando 30 redações produzidas em oficinas voltadas ao ENEM no campus IV da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Os resultados mostram que o repertório de conjunções adversativas dos alunos é limitado e frequentemente inadequado, embora alguns casos demonstrem uso eficaz, promovendo coesão e clareza. Conclui-se que o ensino funcional das conjunções é essencial para aprimorar a escrita dos estudantes, especialmente em exames como o ENEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2025_TB1421_14102025103613.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA DE ARAÚJO FREIRE" "autor_nome_curto" => "Eduarda Freire" "autor_email" => "eduardafreire115@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }