Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS ATLAS ESCOLARES GEOGRÁFICOS DA CARTOTECA GENERAL DA UNIVERSITAT AUTÒNOMA DE BARCELONA (UAB) COMO RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA DA CATALUNYA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A relevância dos Atlas Escolares Geográficos na atualidade ganha cada vez mais destaque num mundo contemporâneo visual e imerso em tecnologia digitais, onde o acesso a linguagem cartográfica aumenta a cada dia com novos aplicativos. Todavia esse aumento do uso, não se efetiva no domínio dessa linguagem. Ter espaços de aprendizagem da linguagem cartográfica como o da Cartoteca Geral da Universitat Autònoma de Barcelona (UAB) é muito importante na formação dos futuros professores que ministrarão os conteúdos de geografia na educação básica. O objetivo da pesquisa é analisar como os Atlas Geográficos presentes no acervo da Cartoteca General da UAB podem auxiliar no ensino de geografia da Catalunya. A pesquisa é qualitativa, recorrendo ao referencial teórico da cartografia escolar e do ensino de geografia, bem como ao trabalho de campo na UAB. Organizamos nossa análise, construindo 3 categorias de Atlas: 1) Cartografia para a primária, 2) Cartografia para o Ensino Secundário Obrigatório e 3) Cartografia Histórica. A categoria 1, é dominada por Atlas com linguagem mais lúdica, que introduzem a linguagem cartográfica explorando diferentes produtos gráficos, como desenhos, mapas pictóricos, fotografias, imagens de satélite textos. Já a categoria 2, são Atlas mais centrados na linguagem cartográfica, prevalecendo mapas de diferentes escolas, alguns iniciam com elementos cartográficos e depois explicaram coleções de mapas específicos, sendo comum Atlas de regiões específicas como as Comunidades Autônomas de Espanha ou de cidades. Para a categoria 3, Os Atlas históricos, se destacam os Gerais e Regionais, com a ênfase em sequencias históricas. Os Atlas Escolares Geográficos podem auxiliar no entendimento de uma geografia escolar mais significativa a partir do momento que o professor domine um pouco mais essa linguagem para que possa efetivar um processo de ensino-aprendizagem do ensino de geografia da Catalunya de forma mais significativa.

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