Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O BRINCAR ESPONTÂNEO DE CRIANÇAS NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA ISOLADA DE BLUMENAU-SC

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128662
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9018
    "inscrito_id" => 19562
    "titulo" => "O BRINCAR ESPONTÂNEO DE CRIANÇAS NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA ISOLADA DE BLUMENAU-SC"
    "resumo" => "Este trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida para a conclusão do curso de Pedagogia da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e teve como tema as brincadeiras espontâneas em uma escola isolada de Blumenau, que contempla a modalidade de Educação do Campo, estudada na disciplina de Estágio VI do curso. Partiu-se da seguinte pergunta de pesquisa: do que brincam espontaneamente as crianças no contexto de uma escola isolada de Blumenau -SC? Para respondê-la se teve como objetivo geral compreender essas brincadeiras nesse contexto e desta forma, organizou-se três objetivos específicos: 1) identificar, as interações e brincadeiras de crianças no contexto de uma Escola Isolada de Blumenau-SC; para 2) descrever como ocorrem essas brincadeiras, registrando com as crianças esses momentos através de diálogos na chegada à escola; e 3) analisar com as crianças, como brincam e o que caracterizam suas brincadeiras. Em relação a natureza dos dados a pesquisa é qualitativa, a metodologia adotada para a geração dos dados foi a observação participativa e roda de conversas com as crianças para validação dos mesmos, fundamentado nos aportes teóricos da Sociologia da Infância e legislações nacionais. Compreendeu-se por fim, que mesmo em contextos mais próximos à natureza, como é a característica das escolas isoladas/campo, as crianças apresentam em suas brincadeiras elementos da cultura global, com referências existentes na mídia em geral, principalmente através da internet. Porém, se foi observado que no seu cotidiano também permanece brincadeiras tradicionais, que perpassaram gerações."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19562_TB9018_29102025164747.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDA LEGNAGHI WAGNER"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDA"
    "autor_email" => "dudaleg50@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128662
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9018
    "inscrito_id" => 19562
    "titulo" => "O BRINCAR ESPONTÂNEO DE CRIANÇAS NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA ISOLADA DE BLUMENAU-SC"
    "resumo" => "Este trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida para a conclusão do curso de Pedagogia da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e teve como tema as brincadeiras espontâneas em uma escola isolada de Blumenau, que contempla a modalidade de Educação do Campo, estudada na disciplina de Estágio VI do curso. Partiu-se da seguinte pergunta de pesquisa: do que brincam espontaneamente as crianças no contexto de uma escola isolada de Blumenau -SC? Para respondê-la se teve como objetivo geral compreender essas brincadeiras nesse contexto e desta forma, organizou-se três objetivos específicos: 1) identificar, as interações e brincadeiras de crianças no contexto de uma Escola Isolada de Blumenau-SC; para 2) descrever como ocorrem essas brincadeiras, registrando com as crianças esses momentos através de diálogos na chegada à escola; e 3) analisar com as crianças, como brincam e o que caracterizam suas brincadeiras. Em relação a natureza dos dados a pesquisa é qualitativa, a metodologia adotada para a geração dos dados foi a observação participativa e roda de conversas com as crianças para validação dos mesmos, fundamentado nos aportes teóricos da Sociologia da Infância e legislações nacionais. Compreendeu-se por fim, que mesmo em contextos mais próximos à natureza, como é a característica das escolas isoladas/campo, as crianças apresentam em suas brincadeiras elementos da cultura global, com referências existentes na mídia em geral, principalmente através da internet. Porém, se foi observado que no seu cotidiano também permanece brincadeiras tradicionais, que perpassaram gerações."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19562_TB9018_29102025164747.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDA LEGNAGHI WAGNER"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDA"
    "autor_email" => "dudaleg50@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida para a conclusão do curso de Pedagogia da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e teve como tema as brincadeiras espontâneas em uma escola isolada de Blumenau, que contempla a modalidade de Educação do Campo, estudada na disciplina de Estágio VI do curso. Partiu-se da seguinte pergunta de pesquisa: do que brincam espontaneamente as crianças no contexto de uma escola isolada de Blumenau -SC? Para respondê-la se teve como objetivo geral compreender essas brincadeiras nesse contexto e desta forma, organizou-se três objetivos específicos: 1) identificar, as interações e brincadeiras de crianças no contexto de uma Escola Isolada de Blumenau-SC; para 2) descrever como ocorrem essas brincadeiras, registrando com as crianças esses momentos através de diálogos na chegada à escola; e 3) analisar com as crianças, como brincam e o que caracterizam suas brincadeiras. Em relação a natureza dos dados a pesquisa é qualitativa, a metodologia adotada para a geração dos dados foi a observação participativa e roda de conversas com as crianças para validação dos mesmos, fundamentado nos aportes teóricos da Sociologia da Infância e legislações nacionais. Compreendeu-se por fim, que mesmo em contextos mais próximos à natureza, como é a característica das escolas isoladas/campo, as crianças apresentam em suas brincadeiras elementos da cultura global, com referências existentes na mídia em geral, principalmente através da internet. Porém, se foi observado que no seu cotidiano também permanece brincadeiras tradicionais, que perpassaram gerações.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.