Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO ÀS OPERAÇÕES: ESTRATÉGIAS COM MATERIAIS MANIPULATIVOS E DESAFIOS COOPERATIVOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo descreve uma proposta educacional criada com uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental – anos finais para melhorar o entendimento do sistema de números e das operações matemáticas básicas por meio da utilização de materiais manipulativos e desafios em grupo colaborativos. A investigação desenvolveu uma abordagem qualitativa de natureza exploratória e foi dividida em duas etapas complementares. Uma primeira fase consistiu na exploração dos sistemas de numeração Egípcio, Romano e Indo-Arábico para contextualizar o desenvolvimento histórico do sistema decimal. Na etapa seguinte do processo educacional foram abordadas as operações matemáticas básicas de adição, subtração, multiplicação e divisão, com foco na construção de significados, na aplicação de algoritmos tradicionais e em estratégias para cálculos mentais. A sequência didática, intitulada “Desafio dos Números” consiste em cinco atividades divertidas realizadas em equipes com diferentes características, usando o ábaco e o material dourado como principais ferramentas pedagógicas. O teórico referencial é fundamentado em autores como Lorenzato (2006), Eves (2002), Smole et al. (2007), Spinillo (2014), e Humphreys e Parker (2019), que defendem o uso de materiais concretos, a valorização das propriedades das operações e a cooperação entre estudantes. Os resultados indicaram aumento significativo no engajamento, na compreensão conceitual e na autonomia dos estudantes, inclusive aqueles com maiores dificuldades. O trabalho coletivo, o estímulo à argumentação matemática e a visualização concreta dos conceitos favoreceram a aprendizagem ativa e significativa. Conclui-se que o uso de abordagens integradas, aliando história da matemática, ludicidade e recursos manipulativos, contribui de maneira eficaz para o desenvolvimento do pensamento matemático e para a construção de uma prática pedagógica mais inclusiva e contextualizada.

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