Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O IMPACTO DO NOVO ENSINO MÉDIO NOS VESTIBULARES.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo investiga a percepção dos estudantes sobre os impactos do Novo Ensino Médio em sua formação acadêmica e na preparação para os vestibulares. Foi desenvolvido com o objetivo de analisar como os itinerários formativos e as novas disciplinas interferem na trajetória escolar e nas expectativas em relação ao acesso ao ensino superior, tendo em vista que a reforma do Ensino Médio, instituída pela Lei nº 13.415/2017, embora proponha maior protagonismo estudantil, tem gerado controvérsias quanto à sua efetividade e equidade. Para tanto, foi necessário investigar se os alunos consideram que os itinerários formativos e disciplinas eletivas contribuem efetivamente para sua formação pessoal e acadêmica, verificar se há coerência entre os conteúdos abordados no novo sistema e as exigências dos vestibulares e do ENEM, e identificar dificuldades enfrentadas pelos estudantes na preparação para os processos seletivos em razão da nova organização curricular. Norteado por Demerval Saviani, o qual critica a fragmentação do conhecimento, por Romualdo Portela, que analisa a política educacional brasileira e os impactos nas reformas do ensino médio e Lígia Martha, a qual articula a consequência do Novo Ensino Médio para a identidade e o protagonismo juvenil. Realizou-se, assim, uma pesquisa descritiva com abordagem mista, com a finalidade de interpretar cada uma das experiências investigadas. Por conseguinte, os resultados permitiram a seguinte conclusão: apesar das boas intenções da proposta, ainda há um descompasso entre os objetivos do Novo Ensino Médio e as reais demandas dos estudantes no que se refere ao acesso ao ensino superior.

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