Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A RELAÇÃO ENTRE O BRINCAR E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126738
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4355
    "inscrito_id" => 12406
    "titulo" => "A RELAÇÃO ENTRE O BRINCAR E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este trabalho enquanto recorte de pesquisa das autoras, procura refletir relações entre o brincar e o desenvolvimento cognitivo das crianças na Educação Infantil, valorizando a importância do brincar na infância. Com abordagem qualitativa, a pesquisa bibliográfica ancora-se nos estudos de Gil (2002), com análise de práticas lúdicas, recreativas e de lazer para o desenvolvimento cognitivo das crianças. A revisão bibliográfica ancora-se em autores que abordam a importância do brincar na formação das crianças, como Kishimoto (2005), Kramer (2007), Vygotsky (1998), Huizinga (2001), Luckesi (2002), Da Silva (2019) incluindo a legislação atual e as políticas educacionais à Educação Infantil, LDB (Brasil, 1996), DCNEIS (2010) e a BNCC (Brasil, 2017). Os resultados esperados procuram evidenciar os eixos estruturantes da Educação Infantil: Interações e Brincadeiras, refletindo o papel do brincar no desenvolvimento cognitivo das crianças e que mesmo tendo um direito assegurado pela legislação, ainda existem diversos desafios para implementação nas escolas de Educação Infantil, como, a falta de tempo, espaço, alfabetização precoce, a falta de formação adequada dos professores, dentre outros. Portanto, este estudo contribui para a compreensão da importância do brincar nas práticas pedagógicas, refletindo as barreiras existentes nesse processo, apontando caminhos para garantir práticas que viabilizem as interações e brincadeiras no cotidiano da Educação Infantil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12406_TB4355_20102025171441.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAYLANE OLIVEIRA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JAYLANE LIMA"
    "autor_email" => "jaylanelima31@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126738
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4355
    "inscrito_id" => 12406
    "titulo" => "A RELAÇÃO ENTRE O BRINCAR E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este trabalho enquanto recorte de pesquisa das autoras, procura refletir relações entre o brincar e o desenvolvimento cognitivo das crianças na Educação Infantil, valorizando a importância do brincar na infância. Com abordagem qualitativa, a pesquisa bibliográfica ancora-se nos estudos de Gil (2002), com análise de práticas lúdicas, recreativas e de lazer para o desenvolvimento cognitivo das crianças. A revisão bibliográfica ancora-se em autores que abordam a importância do brincar na formação das crianças, como Kishimoto (2005), Kramer (2007), Vygotsky (1998), Huizinga (2001), Luckesi (2002), Da Silva (2019) incluindo a legislação atual e as políticas educacionais à Educação Infantil, LDB (Brasil, 1996), DCNEIS (2010) e a BNCC (Brasil, 2017). Os resultados esperados procuram evidenciar os eixos estruturantes da Educação Infantil: Interações e Brincadeiras, refletindo o papel do brincar no desenvolvimento cognitivo das crianças e que mesmo tendo um direito assegurado pela legislação, ainda existem diversos desafios para implementação nas escolas de Educação Infantil, como, a falta de tempo, espaço, alfabetização precoce, a falta de formação adequada dos professores, dentre outros. Portanto, este estudo contribui para a compreensão da importância do brincar nas práticas pedagógicas, refletindo as barreiras existentes nesse processo, apontando caminhos para garantir práticas que viabilizem as interações e brincadeiras no cotidiano da Educação Infantil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12406_TB4355_20102025171441.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAYLANE OLIVEIRA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JAYLANE LIMA"
    "autor_email" => "jaylanelima31@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho enquanto recorte de pesquisa das autoras, procura refletir relações entre o brincar e o desenvolvimento cognitivo das crianças na Educação Infantil, valorizando a importância do brincar na infância. Com abordagem qualitativa, a pesquisa bibliográfica ancora-se nos estudos de Gil (2002), com análise de práticas lúdicas, recreativas e de lazer para o desenvolvimento cognitivo das crianças. A revisão bibliográfica ancora-se em autores que abordam a importância do brincar na formação das crianças, como Kishimoto (2005), Kramer (2007), Vygotsky (1998), Huizinga (2001), Luckesi (2002), Da Silva (2019) incluindo a legislação atual e as políticas educacionais à Educação Infantil, LDB (Brasil, 1996), DCNEIS (2010) e a BNCC (Brasil, 2017). Os resultados esperados procuram evidenciar os eixos estruturantes da Educação Infantil: Interações e Brincadeiras, refletindo o papel do brincar no desenvolvimento cognitivo das crianças e que mesmo tendo um direito assegurado pela legislação, ainda existem diversos desafios para implementação nas escolas de Educação Infantil, como, a falta de tempo, espaço, alfabetização precoce, a falta de formação adequada dos professores, dentre outros. Portanto, este estudo contribui para a compreensão da importância do brincar nas práticas pedagógicas, refletindo as barreiras existentes nesse processo, apontando caminhos para garantir práticas que viabilizem as interações e brincadeiras no cotidiano da Educação Infantil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.