CAMINHOS E DESCAMINHOS DA EPT NO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS E DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) 2014-2024
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125536 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1577 "inscrito_id" => 4596 "titulo" => "CAMINHOS E DESCAMINHOS DA EPT NO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS E DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) 2014-2024" "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma análise dos avanços, rupturas e retrocessos que permeiam a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na contemporaneidade, construindo uma síntese a partir de leis e diretrizes que regem a modalidade, contemplando marcos temporais com início na Reforma Capanema no ano de 1942.O panorama aqui proposto continua sua empreitada passando pela aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1961, sua alteração em 1971, até a promulgação da Lei 9.394 de 1996. Prosseguindo a caminhada será mencionada a Lei n.º 11.892, que criou a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) em 2008, e por fim, as atualizações das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) nos anos de 2002, 2012 e 2021. A partir desse ponto o objetivo é compreender, tendo como base a pesquisa de Lopes (2023), as mudanças ocorridas com a proposta das diretrizes curriculares para a modalidade. Por último, destaca-se as metas relacionadas a EPT no Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014, bem como os resultados dessas metas lançados em 2024 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no Relatório do 5º Ciclo de Monitoramento. Os resultados obtidos indicaram que quanto às mudanças promovidas pelas novas diretrizes considera que muito ainda tem que ser feito para que a EPT atenda ao proposto na LDB, já que a finalidade fundamental é a de preparar o estudante para o exercício de profissões, contribuindo para que ele possa se inserir e atuar no mundo do trabalho e na vida em sociedade. Conclui-se que houve mais rupturas e retrocessos do que avanços, tendo em vista que, por se tratar de uma modalidade centenária, muito já se podia ter caminhado visando atender principalmente a meta de oferta de matrículas proposta no PNE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4596_TB1577_29102025192603.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE SILVESTRE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ELIANE" "autor_email" => "elisilvestreoliveira@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125536 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1577 "inscrito_id" => 4596 "titulo" => "CAMINHOS E DESCAMINHOS DA EPT NO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS E DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) 2014-2024" "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma análise dos avanços, rupturas e retrocessos que permeiam a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na contemporaneidade, construindo uma síntese a partir de leis e diretrizes que regem a modalidade, contemplando marcos temporais com início na Reforma Capanema no ano de 1942.O panorama aqui proposto continua sua empreitada passando pela aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1961, sua alteração em 1971, até a promulgação da Lei 9.394 de 1996. Prosseguindo a caminhada será mencionada a Lei n.º 11.892, que criou a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) em 2008, e por fim, as atualizações das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) nos anos de 2002, 2012 e 2021. A partir desse ponto o objetivo é compreender, tendo como base a pesquisa de Lopes (2023), as mudanças ocorridas com a proposta das diretrizes curriculares para a modalidade. Por último, destaca-se as metas relacionadas a EPT no Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014, bem como os resultados dessas metas lançados em 2024 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no Relatório do 5º Ciclo de Monitoramento. Os resultados obtidos indicaram que quanto às mudanças promovidas pelas novas diretrizes considera que muito ainda tem que ser feito para que a EPT atenda ao proposto na LDB, já que a finalidade fundamental é a de preparar o estudante para o exercício de profissões, contribuindo para que ele possa se inserir e atuar no mundo do trabalho e na vida em sociedade. Conclui-se que houve mais rupturas e retrocessos do que avanços, tendo em vista que, por se tratar de uma modalidade centenária, muito já se podia ter caminhado visando atender principalmente a meta de oferta de matrículas proposta no PNE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4596_TB1577_29102025192603.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE SILVESTRE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ELIANE" "autor_email" => "elisilvestreoliveira@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }