Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O IMPACTO DO TDAH NO DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DO IFES - CAMPUS SÃO MATEUS: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE APOIO.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125735
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1959
    "inscrito_id" => 8551
    "titulo" => "O IMPACTO DO TDAH NO DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DO IFES - CAMPUS SÃO MATEUS: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE APOIO."
    "resumo" => "O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica que se traduz na disfunção de neurotransmissores, bem como é um desafio diário que impacta a apropriação do conteúdo acadêmico, a permanência, o desempenho e o bem-estar emocional dos estudantes. No contexto do ensino superior, onde demandas de foco, organização e produtividade são intensas, o TDAH pode transformar a experiência universitária em uma verdadeira batalha (ROHDE, 2019). Este estudo investiga a experiência de graduandos de Engenharia Elétrica e Mecânica do IFES – Campus São Mateus - diagnosticados com TDAH, analisando os obstáculos encontrados e propondo caminhos viáveis para aprimorar sua trajetória acadêmica. Com a revisão bibliográfica e o conjunto de dados coletados por questionários buscou-se compreender melhor seus desafios e com eles trazer propostas que os próprios estudantes, os docentes e outros profissionais possam contribuir para um melhor desempenho nos estudos. O estudo revela que alunos com TDAH enfrentam dificuldades acadêmicas significativas, como falta de concentração, impulsividade e desorganização, que impactam diretamente no seu desempenho escolar. O transtorno afeta habilidades essenciais, como leitura, escrita e resolução de problemas matemáticos, dificultando o aprendizado. Além disso, a falta de um diagnóstico precoce e de intervenções adequadas agrava os desafios enfrentados pelos estudantes. Para mitigar esses impactos, estratégias eficazes incluem métodos de ensino adaptados, uso de ferramentas de tecnologia, formação de professores e apoio psicopedagógico. Por fim, a pesquisa destaca a importância de um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor, essencial para o desenvolvimento acadêmico e emocional desses alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8551_TB1959_29102025202849.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ISABELA MENDES FIGUEIREDO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "mariamendesfigueiredo54@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125735
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1959
    "inscrito_id" => 8551
    "titulo" => "O IMPACTO DO TDAH NO DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DO IFES - CAMPUS SÃO MATEUS: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE APOIO."
    "resumo" => "O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica que se traduz na disfunção de neurotransmissores, bem como é um desafio diário que impacta a apropriação do conteúdo acadêmico, a permanência, o desempenho e o bem-estar emocional dos estudantes. No contexto do ensino superior, onde demandas de foco, organização e produtividade são intensas, o TDAH pode transformar a experiência universitária em uma verdadeira batalha (ROHDE, 2019). Este estudo investiga a experiência de graduandos de Engenharia Elétrica e Mecânica do IFES – Campus São Mateus - diagnosticados com TDAH, analisando os obstáculos encontrados e propondo caminhos viáveis para aprimorar sua trajetória acadêmica. Com a revisão bibliográfica e o conjunto de dados coletados por questionários buscou-se compreender melhor seus desafios e com eles trazer propostas que os próprios estudantes, os docentes e outros profissionais possam contribuir para um melhor desempenho nos estudos. O estudo revela que alunos com TDAH enfrentam dificuldades acadêmicas significativas, como falta de concentração, impulsividade e desorganização, que impactam diretamente no seu desempenho escolar. O transtorno afeta habilidades essenciais, como leitura, escrita e resolução de problemas matemáticos, dificultando o aprendizado. Além disso, a falta de um diagnóstico precoce e de intervenções adequadas agrava os desafios enfrentados pelos estudantes. Para mitigar esses impactos, estratégias eficazes incluem métodos de ensino adaptados, uso de ferramentas de tecnologia, formação de professores e apoio psicopedagógico. Por fim, a pesquisa destaca a importância de um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor, essencial para o desenvolvimento acadêmico e emocional desses alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8551_TB1959_29102025202849.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ISABELA MENDES FIGUEIREDO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "mariamendesfigueiredo54@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica que se traduz na disfunção de neurotransmissores, bem como é um desafio diário que impacta a apropriação do conteúdo acadêmico, a permanência, o desempenho e o bem-estar emocional dos estudantes. No contexto do ensino superior, onde demandas de foco, organização e produtividade são intensas, o TDAH pode transformar a experiência universitária em uma verdadeira batalha (ROHDE, 2019). Este estudo investiga a experiência de graduandos de Engenharia Elétrica e Mecânica do IFES – Campus São Mateus - diagnosticados com TDAH, analisando os obstáculos encontrados e propondo caminhos viáveis para aprimorar sua trajetória acadêmica. Com a revisão bibliográfica e o conjunto de dados coletados por questionários buscou-se compreender melhor seus desafios e com eles trazer propostas que os próprios estudantes, os docentes e outros profissionais possam contribuir para um melhor desempenho nos estudos. O estudo revela que alunos com TDAH enfrentam dificuldades acadêmicas significativas, como falta de concentração, impulsividade e desorganização, que impactam diretamente no seu desempenho escolar. O transtorno afeta habilidades essenciais, como leitura, escrita e resolução de problemas matemáticos, dificultando o aprendizado. Além disso, a falta de um diagnóstico precoce e de intervenções adequadas agrava os desafios enfrentados pelos estudantes. Para mitigar esses impactos, estratégias eficazes incluem métodos de ensino adaptados, uso de ferramentas de tecnologia, formação de professores e apoio psicopedagógico. Por fim, a pesquisa destaca a importância de um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor, essencial para o desenvolvimento acadêmico e emocional desses alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.