O IMPACTO DO TDAH NO DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DO IFES - CAMPUS SÃO MATEUS: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE APOIO.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125735 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1959 "inscrito_id" => 8551 "titulo" => "O IMPACTO DO TDAH NO DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DO IFES - CAMPUS SÃO MATEUS: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE APOIO." "resumo" => "O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica que se traduz na disfunção de neurotransmissores, bem como é um desafio diário que impacta a apropriação do conteúdo acadêmico, a permanência, o desempenho e o bem-estar emocional dos estudantes. No contexto do ensino superior, onde demandas de foco, organização e produtividade são intensas, o TDAH pode transformar a experiência universitária em uma verdadeira batalha (ROHDE, 2019). Este estudo investiga a experiência de graduandos de Engenharia Elétrica e Mecânica do IFES – Campus São Mateus - diagnosticados com TDAH, analisando os obstáculos encontrados e propondo caminhos viáveis para aprimorar sua trajetória acadêmica. Com a revisão bibliográfica e o conjunto de dados coletados por questionários buscou-se compreender melhor seus desafios e com eles trazer propostas que os próprios estudantes, os docentes e outros profissionais possam contribuir para um melhor desempenho nos estudos. O estudo revela que alunos com TDAH enfrentam dificuldades acadêmicas significativas, como falta de concentração, impulsividade e desorganização, que impactam diretamente no seu desempenho escolar. O transtorno afeta habilidades essenciais, como leitura, escrita e resolução de problemas matemáticos, dificultando o aprendizado. Além disso, a falta de um diagnóstico precoce e de intervenções adequadas agrava os desafios enfrentados pelos estudantes. Para mitigar esses impactos, estratégias eficazes incluem métodos de ensino adaptados, uso de ferramentas de tecnologia, formação de professores e apoio psicopedagógico. Por fim, a pesquisa destaca a importância de um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor, essencial para o desenvolvimento acadêmico e emocional desses alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8551_TB1959_29102025202849.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ISABELA MENDES FIGUEIREDO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "mariamendesfigueiredo54@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125735 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1959 "inscrito_id" => 8551 "titulo" => "O IMPACTO DO TDAH NO DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DO IFES - CAMPUS SÃO MATEUS: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE APOIO." "resumo" => "O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica que se traduz na disfunção de neurotransmissores, bem como é um desafio diário que impacta a apropriação do conteúdo acadêmico, a permanência, o desempenho e o bem-estar emocional dos estudantes. No contexto do ensino superior, onde demandas de foco, organização e produtividade são intensas, o TDAH pode transformar a experiência universitária em uma verdadeira batalha (ROHDE, 2019). Este estudo investiga a experiência de graduandos de Engenharia Elétrica e Mecânica do IFES – Campus São Mateus - diagnosticados com TDAH, analisando os obstáculos encontrados e propondo caminhos viáveis para aprimorar sua trajetória acadêmica. Com a revisão bibliográfica e o conjunto de dados coletados por questionários buscou-se compreender melhor seus desafios e com eles trazer propostas que os próprios estudantes, os docentes e outros profissionais possam contribuir para um melhor desempenho nos estudos. O estudo revela que alunos com TDAH enfrentam dificuldades acadêmicas significativas, como falta de concentração, impulsividade e desorganização, que impactam diretamente no seu desempenho escolar. O transtorno afeta habilidades essenciais, como leitura, escrita e resolução de problemas matemáticos, dificultando o aprendizado. Além disso, a falta de um diagnóstico precoce e de intervenções adequadas agrava os desafios enfrentados pelos estudantes. Para mitigar esses impactos, estratégias eficazes incluem métodos de ensino adaptados, uso de ferramentas de tecnologia, formação de professores e apoio psicopedagógico. Por fim, a pesquisa destaca a importância de um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor, essencial para o desenvolvimento acadêmico e emocional desses alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8551_TB1959_29102025202849.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ISABELA MENDES FIGUEIREDO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "mariamendesfigueiredo54@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }