POTENCIALIZANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MEDIADA À LUZ DA NEUROEDUCAÇÃO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128583 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8798 "inscrito_id" => 15692 "titulo" => "POTENCIALIZANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MEDIADA À LUZ DA NEUROEDUCAÇÃO" "resumo" => "Dentro do constructo teórico do educador israelense Reuven Feuerstein, mediação ou Experiência de Aprendizagem Mediada é uma forma de interação intencional em que o mediador, que pode ser um professor, seleciona os estímulos externos ajustando-os à situação de aprendizagem, resultando no processo da Modificabilidade Cognitiva do aprendiz, o qual consiste em mudanças neuropsicológicas que controlam os processos do comportamento e do pensamento humano. (FEUERSTEIN; FEUERSTEIN; FALIK, 2014). A mediação da aprendizagem pode valer-se de técnicas e conhecimentos para otimizar o aprendizado (CENCI; COSTAS, 2013). Nessa perspectiva, um campo que tem se desenvolvido significativamente nos últimos anos e colaborado de maneira substancial para elevar a qualidade das ações educativas é a Neuroeducação, área que combina, principalmente, Neurociência, Psicologia e Pedagogia. Dessa forma, o presente estudo se trata de uma pesquisa de revisão bibliográfica sobre os critérios que Reuven Feuerstein estabeleceu para que uma prática pedagógica possa ser considerada mediação (intencionalidade e reciprocidade, transcendência e significação, entre outros) e como as descobertas da Neuroeducação confirmam a sua eficiência no processo de ensino e aprendizagem, configurando-a como uma alternativa didática válida para auxiliar o professor e o aluno na construção do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15692_TB8798_30102025234701.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAILSON FERREIRA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "MAILSON" "autor_email" => "mailsonrodriguez@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128583 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8798 "inscrito_id" => 15692 "titulo" => "POTENCIALIZANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MEDIADA À LUZ DA NEUROEDUCAÇÃO" "resumo" => "Dentro do constructo teórico do educador israelense Reuven Feuerstein, mediação ou Experiência de Aprendizagem Mediada é uma forma de interação intencional em que o mediador, que pode ser um professor, seleciona os estímulos externos ajustando-os à situação de aprendizagem, resultando no processo da Modificabilidade Cognitiva do aprendiz, o qual consiste em mudanças neuropsicológicas que controlam os processos do comportamento e do pensamento humano. (FEUERSTEIN; FEUERSTEIN; FALIK, 2014). A mediação da aprendizagem pode valer-se de técnicas e conhecimentos para otimizar o aprendizado (CENCI; COSTAS, 2013). Nessa perspectiva, um campo que tem se desenvolvido significativamente nos últimos anos e colaborado de maneira substancial para elevar a qualidade das ações educativas é a Neuroeducação, área que combina, principalmente, Neurociência, Psicologia e Pedagogia. Dessa forma, o presente estudo se trata de uma pesquisa de revisão bibliográfica sobre os critérios que Reuven Feuerstein estabeleceu para que uma prática pedagógica possa ser considerada mediação (intencionalidade e reciprocidade, transcendência e significação, entre outros) e como as descobertas da Neuroeducação confirmam a sua eficiência no processo de ensino e aprendizagem, configurando-a como uma alternativa didática válida para auxiliar o professor e o aluno na construção do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15692_TB8798_30102025234701.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAILSON FERREIRA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "MAILSON" "autor_email" => "mailsonrodriguez@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }