Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROCESSOS FORMATIVOS: A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES E AS AVALIAÇÕES ADAPTADAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A inclusão muito divulgada nas mídias sociais, muitas vezes, traz a exclusão do estudante e das famílias. Neste artigo, será relatada o início de uma experiência de formação continuada na qual os professores vivenciam experiências para auxiliar na inclusão de estudantes deficientes. Realizo um trabalho como Coordenadora Pedagógica de Inclusão em um colégio tradicional da zona leste da cidade de São Paulo-SP. Minhas atribuições, assim como, minha função são bem inovadoras em relação ao cargo de coordenadora pedagógica regular. A equipe gestora e os professores levam muito a sério o trabalho com a Educação Inclusiva. O colégio acolhe muito bem os estudantes. Este ano vim somar com a equipe para aprimorar as avaliações adaptadas e a conscientização dos pais e dos outros estudantes. Este artigo tem o objetivo de relatar a experiência bem-sucedida de um colégio que adotou a inclusão, além de orientar professores e equipes pedagógicas na elaboração de provas adaptadas e desenvolver programas voltados para a inclusão acompanhando a legislação e as normativas educacionais relacionadas à inclusão e à acessibilidade. A metodologia utilizada será qualitativa de cunho bibliográfico e a estratégia a entrevista semiestruturada com os professores do colégio que preparam as avaliações adaptadas. A fundamentação teórica sobre formação de professores baseia-se, principalmente, em Luckesi (2011), Passarelli (2023) e Santos Guerra (2007) e sobre Educação Inclusiva em Auricchio (2024), Cury (2024) e Silva (2023). Os estudantes, após a realização das provas adaptadas, melhoraram seu desempenho em até 60%, tornando-se mais independentes e felizes. Outras atividades para nota, além das provas, podem ser adaptadas, tais como: debate, trabalho em grupo, seminário, visitas culturais acompanhadas de relatórios entre outras. Os pais, em sua maioria, aceitam a inclusão e auxiliam nas terapias propostas. Percebe-se que a comunidade educativa deste colégio, em especial, promove o respeito a diversidade e a equidade social.

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