Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BALÃO INFLÁVEL NO ENSINO DE CIÊNCIAS: REAÇÕES QUÍMICAS E TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A realização de experimentos práticos tem se mostrado uma ferramenta essencial no ensino de ciências, permitindo que os alunos visualizem fenômenos químicos, físicos e biológicos de forma interativa. Nesse contexto, a experiência do balão inflável com reação química destaca-se por demonstrar, de maneira acessível, a formação de um gás a partir da interação entre um ácido e uma base. O objetivo deste trabalho é relatar como um experimento simples pode abordar e colaborar para a compreensão de conceitos variáveis que envolve as ciências naturais. Dessa forma, a atividade experimental foi realizada no Reforço Escolar Prime com 10 alunos do 8° ano e a metodologia consistiu em três etapas, sendo elas: Levantamento das percepções prévias dos estudantes; realização do experimento e por último um questionário de sondagem com duas perguntas (Quais conceitos das ciências da natureza você conseguiu identificar nesse experimento? O uso de práticas experimentais colaborou para a identificação e entendimentos dos conteúdos envolvidos?). Além de ilustrar a produção de gases em reações químicas, esse experimento possibilitou a compreensão de conceitos fundamentais como pressão, volume e interação ácido-base, proporcionando aos alunos uma experiência visual e dinâmica sobre a transformação da matéria. A atividade também incentivou a formulação de hipóteses e a análise de variáveis, como a quantidade de reagentes e sua influência no resultado. Assim, a experiência do balão inflável se configurou como uma ferramenta didática eficiente para tornar o ensino de ciências mais envolvente e acessível.

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