Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LEITURA E A LITERATURA NA EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS: UM ESTUDO A PARTIR DA BNCC E DO DOCUMENTO CURRICULAR DA PARAÍBA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A leitura e a literatura são elementos fundamentais para o desenvolvimento humano e para o convívio em sociedade. Através delas, é possível acessar diferentes culturas, compreender diferentes hábitos, explorar sentimentos e estimular a imaginação. Na educação das infâncias, o desenvolvimento da leitura e o contato com a literatura assumem uma importância ainda maior, uma vez que contribuem significativamente para a formação da criança, para a sua inserção na cultura escrita, auxiliando na aquisição de diversas competências e habilidades. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo discutir a Leitura e a Literatura na educação das infâncias a partir da análise da Base Nacional Comum Curricular (2017) e da Proposta Curricular do Estado da Paraíba – Educação Infantil e Ensino Fundamental (2020). A BNCC se refere ao documento normativo que orienta a educação brasileira, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. A Proposta Curricular do Estado da Paraíba, por sua vez, norteia e subsidia as instituições de educação do Estado, de forma articulada com o proposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e na BNCC. A partir destes normativos, busca-se responder aos seguintes questionamentos: quais as orientações curriculares existentes nos documentos que contemplam a leitura e a literatura? As práticas pedagógicas com ênfase na formação leitora possuem diferenças entre os documentos e entre a educação infantil e o Ensino Fundamental Anos Iniciais? Dentro desse viés, nosso trabalho adota uma abordagem qualitativa e se configura enquanto pesquisa documental (Gil, 2008). Autores como Isabel Solé (1998) e Cosson (2009) compõem o referencial teórico. A partir do estudo, evidencia-se que os documentos curriculares destacam e reconhecem a importância do trabalho com a leitura e a literatura na educação desde muito cedo, visando promover o desenvolvimento de diversas habilidades da criança, além de apresentar a leitura literária enquanto prática pedagógica.

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