ANÁLISE DO ENSINO DE GEOMETRIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO 1º, 2° E 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA
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A pesquisa, é de natureza qualitativa do tipo documental, investiga como a geometria é tratada em um livros didáticos de matemática do 5º ano, analisando-os à luz da teoria de Raymond Duval sobre a representação semiótica e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudo utiliza a Teoria de Registro de Representação Semiótica (TRRS), que explora a interação entre os diferentes tipos de transformação do registro, tratamento e conversão, como forma de aprimorar o raciocínio matemático segundo as diretrizes da BNCC nos livros didáticos. A metodologia adotada é qualitativa, baseada na análise documental de livros didáticos aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), buscando identificar se esses materiais contemplam as abordagens pedagógicas propostas por Duval. A pesquisa também recorre a artigos acadêmicos sobre a aplicação da TRRS no ensino de geometria. 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