ANALISE QUANTITATIVA DA UTILIZAÇÃO DE HQ’S, CHARGES E CARTOONS NO ENEM (1998- 2024), COM FOCO NA APLICABILIDADE EM BIOLOGIA
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A partir dessa perspectiva, o presente trabalho analisa o quantitativo de HQs, charges e cartoons presente em todas as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O trabalho tem como objetivo apresentar em quais áreas do conhecimento essas ferramentas são utilizadas e analisar como estão sendo trabalhadas na biologia. Nesse contexto, foi necessário determinar a quantidade geral desses utensílios pedagógicos em cada campo do ensino com ênfase nas áreas das ciências biológicas, observando os conteúdos abordados e como as questões os utilizam para aplicar o conhecimento. Diante disso, foi calculado o total de HQs, charges e cartoons disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP) organizando cada matéria, no qual foi construída uma análise quantitativa, seguido pela criação de tabelas que sistematizaram os dados obtidos, construindo também, uma análise mais específica na matéria de biologia. 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