Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INSERÇÃO E VALORIZAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM AMBIENTES ESCOLARES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente texto traz uma abordagem sobre a inserção e valorização de jogos matemáticos no ambiente escolar, destacando seu potencial como ferramenta pedagógica para tornar o ensino de Matemática dinâmico e interativo no processo ensino-aprendizagem. A problemática central do estudo, questiona: de que forma a inserção de jogos lúdicos devem ser integrados em ambientes escolares de forma planejada e contribuitiva no ensino da Matemática? O objetivo deste estudo centrou-se em analisar as vantagens, métodos de implementação e desafios associados ao uso de jogos matemáticos no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia adotada possui abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, baseada nos seguintes autores: Silva e Lobo (2023), Silva (2022), Souza (2018), Barreto (2016), Hoffmann, Brabosa e Martins (2016), Piaget (1998), Vygotsky (1979), e dentre outros. Os dados coletados são originários de trabalhos acadêmicos selecionados da base de dados de Portais da CAPES, BDTD e Scielo, além de acervos de revistas de sites especializados. A análise buscou identificar padrões sobre a aplicação prática e os resultados obtidos com o uso de jogos no ensino da Matemática. Resultados parciais, evidenciaram que os jogos matemáticos contribuem no desenvolvimento do raciocínio lógico, na socialização e motivação do estudante em sala de aula. Percebeu-se, que os jogos matemáticos possuem grande potencial para superar as limitações das metodologias tradicionais, pois, tendem a criar espaços participativo, interativo e contextualizado, além de proporcionar conteúdos significativos para o ensino de Matemática. Portanto, a inserção de jogos lúdicos no ensino de matemática com atividades, práticas pedagógicas planejadas e mediadas por docentes, garantem êxito no processo ensino-aprendizagem.

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