Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM METACOGNITIVAS PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NO COMPONENTE CURRICULAR DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO NO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Analisando o cenário atual da educação brasileira, observa-se o aumento de estudantes diagnosticados com TDAH. As dificuldades de aprendizagem desses estudantes, são percebidas em diversas áreas. Na disciplina de lógica de programação do primeiro ano dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, a aprendizagem para os estudantes com TDAH torna-se mais desafiadora, por ser uma disciplina específica do curso técnico, que exige interpretação, atenção, organização do pensamento, e foco durante o processo de desenvolvimento. Embora saibamos que o sucesso da aprendizagem depende de vários fatores, este estudo tem por objetivo investigar a aplicação de estratégias de aprendizagem metacognitivas no ensino de lógica de programação para estudantes do ensino médio/técnico com TDAH. Conforme a lei n°14.254/2021, as escolas da educação básica, com apoio da família e dos serviços de saúde, devem viabilizar o pleno desenvolvimento dos estudantes com TDAH. Nesse sentido percebemos o importante papel da escola no processo educativo e inclusivo, percebendo assim, a aprendizagem metacognitiva com grande potencial. Para Rosa (2011) metacognição é o conhecimento que o sujeito tem sobre seu conhecimento, por meio da relação entre os elementos pessoa, tarefa e estratégia e a capacidade de regulação dada aos processos executivos por meio dos elementos de planificação, monitoramento e avaliação. É uma pesquisa de cunho qualitativo, no qual foram utilizados: questionário, observação, notas de campo, áudios e vídeos, diário reflexivo e uma entrevista final. Os resultados apontam que a utilização dessas estratégias contribui para o desenvolvimento da autonomia, da organização do pensamento e da capacidade de manter o foco na busca da resolução de problemas, melhorando o desempenho na disciplina de lógica de programação. Destaca-se, conforme Silva, Souza e Morais (2016) a importância de aproximar a prática da realidade e diversificar as atividades a fim de promover a aprendizagem e a inclusão dos estudantes com TDAH.

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