NARRATIVAS DE ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS E O LETRAMENTO CIENTÍFICO: CAMINHOS PARA COMBATER O NEGACIONISMO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125978 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2462 "inscrito_id" => 9902 "titulo" => "NARRATIVAS DE ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS E O LETRAMENTO CIENTÍFICO: CAMINHOS PARA COMBATER O NEGACIONISMO" "resumo" => "Considerando o importante papel da educação na formação de cidadãos críticos e capazes de discernir e interpretar diferentes informações veiculadas nas diferentes mídias, o presente trabalho, em nível de mestrado, tem como objetivo geral compreender, por meio de entrevistas narrativas, como alunos do 9º ano, do ensino fundamental II, significam o ensino de ciências e como este tem contribuído, na perspectiva deles, para a compreensão do que é fato ou fake diante do negacionismo tão comum presente no cotidiano. Tem ainda como objetivos específicos: a) Identificar o que os estudantes entendem por negacionismo; b) Identificar a percepção dos alunos sobre a relevância da ciência para vida e para a sociedade; c) Buscar indícios de como as aulas de ciências têm contribuído (ou não), por meio da narrativa dos estudantes, para o letramento científico. Pautado teoricamente nos aportes teóricos do Círculo de Bakhtin, realizamos entrevistas narrativas com 6 alunos do 9º ano do ensino fundamental II, de uma escola do interior de São Paulo. As entrevistas foram transcritas e devolvidas para que os entrevistados realizassem a aprovação, modificações ou exclusão de informações seguindo os procedimentos éticos. Como encontra-se em andamento, espera-se que o presente estudo possa contribuir para reflexões sobre o quanto a escola e o ensino de ciências podem contribuir para a formação de indivíduos críticos capazes de distinguir ciência do negacionismo e não propagá-lo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9902_TB2462_10112025214454.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MURILLO MORENO AUGUSTO" "autor_nome_curto" => "MURILLO" "autor_email" => "murillo.bio@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO (USF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125978 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2462 "inscrito_id" => 9902 "titulo" => "NARRATIVAS DE ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS E O LETRAMENTO CIENTÍFICO: CAMINHOS PARA COMBATER O NEGACIONISMO" "resumo" => "Considerando o importante papel da educação na formação de cidadãos críticos e capazes de discernir e interpretar diferentes informações veiculadas nas diferentes mídias, o presente trabalho, em nível de mestrado, tem como objetivo geral compreender, por meio de entrevistas narrativas, como alunos do 9º ano, do ensino fundamental II, significam o ensino de ciências e como este tem contribuído, na perspectiva deles, para a compreensão do que é fato ou fake diante do negacionismo tão comum presente no cotidiano. Tem ainda como objetivos específicos: a) Identificar o que os estudantes entendem por negacionismo; b) Identificar a percepção dos alunos sobre a relevância da ciência para vida e para a sociedade; c) Buscar indícios de como as aulas de ciências têm contribuído (ou não), por meio da narrativa dos estudantes, para o letramento científico. Pautado teoricamente nos aportes teóricos do Círculo de Bakhtin, realizamos entrevistas narrativas com 6 alunos do 9º ano do ensino fundamental II, de uma escola do interior de São Paulo. As entrevistas foram transcritas e devolvidas para que os entrevistados realizassem a aprovação, modificações ou exclusão de informações seguindo os procedimentos éticos. Como encontra-se em andamento, espera-se que o presente estudo possa contribuir para reflexões sobre o quanto a escola e o ensino de ciências podem contribuir para a formação de indivíduos críticos capazes de distinguir ciência do negacionismo e não propagá-lo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9902_TB2462_10112025214454.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MURILLO MORENO AUGUSTO" "autor_nome_curto" => "MURILLO" "autor_email" => "murillo.bio@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO (USF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }