O PAPEL DA TUTORIA NO ENSINO MÉDIO: A PEDAGOGIA DA PRESENÇA COMO ESTRATÉGIA EDUCACIONAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126157 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2867 "inscrito_id" => 474 "titulo" => "O PAPEL DA TUTORIA NO ENSINO MÉDIO: A PEDAGOGIA DA PRESENÇA COMO ESTRATÉGIA EDUCACIONAL" "resumo" => "A tutoria no ensino médio desempenha um papel fundamental na formação integral dos estudantes, oferecendo suporte acadêmico e socioemocional. No IEMA Pleno de Vitória do Mearim, essa prática tem sido inovadora, fundamentada na Pedagogia da Presença, que enfatiza a proximidade entre educadores e alunos, promovendo vínculos que favorecem tanto o aprendizado quanto o desenvolvimento pessoal. Essa abordagem dialógica com a perspectiva de Martin Buber (1977), que destaca a importância das relações interpessoais apreciadas, e com Paulo Freire (1996), que compreende a educação como um ato de presença, escuta e diálogo. A tutoria é estruturada por meio de encontros regulares, acompanhamento personalizado e estímulo à autonomia estudantil. Segundo Damiani (2012), o acompanhamento próximo permite identificar dificuldades individuais e coletivas, favorecendo intervenções pedagógicas eficazes. Além disso, estudos como os de Nóvoa (1995) reforçam que a relação professor-aluno baseada no respeito e na escuta ativa contribui para um ambiente educacional mais humanizado. Os resultados obtidos no IEMA incluem maior engajamento dos estudantes, fortalecimento das habilidades socioemocionais e melhoria no desempenho acadêmico. A presença ativa dos tutores também se mostra essencial para a construção de um ambiente escolar acolhedor e motivador, diminuindo índices de evasão e ampliando as perspectivas acadêmicas e profissionais dos alunos. Assim, a tutoria, aliada à Pedagogia da Presença, torna-se uma estratégia essencial para formar jovens protagonistas, críticos e preparados para os desafios da vida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID474_TB2867_17102025131226.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAGNO ROBERTO SEREJO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "Magno Roberto" "autor_email" => "magno.serejo@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126157 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2867 "inscrito_id" => 474 "titulo" => "O PAPEL DA TUTORIA NO ENSINO MÉDIO: A PEDAGOGIA DA PRESENÇA COMO ESTRATÉGIA EDUCACIONAL" "resumo" => "A tutoria no ensino médio desempenha um papel fundamental na formação integral dos estudantes, oferecendo suporte acadêmico e socioemocional. No IEMA Pleno de Vitória do Mearim, essa prática tem sido inovadora, fundamentada na Pedagogia da Presença, que enfatiza a proximidade entre educadores e alunos, promovendo vínculos que favorecem tanto o aprendizado quanto o desenvolvimento pessoal. Essa abordagem dialógica com a perspectiva de Martin Buber (1977), que destaca a importância das relações interpessoais apreciadas, e com Paulo Freire (1996), que compreende a educação como um ato de presença, escuta e diálogo. A tutoria é estruturada por meio de encontros regulares, acompanhamento personalizado e estímulo à autonomia estudantil. Segundo Damiani (2012), o acompanhamento próximo permite identificar dificuldades individuais e coletivas, favorecendo intervenções pedagógicas eficazes. Além disso, estudos como os de Nóvoa (1995) reforçam que a relação professor-aluno baseada no respeito e na escuta ativa contribui para um ambiente educacional mais humanizado. Os resultados obtidos no IEMA incluem maior engajamento dos estudantes, fortalecimento das habilidades socioemocionais e melhoria no desempenho acadêmico. A presença ativa dos tutores também se mostra essencial para a construção de um ambiente escolar acolhedor e motivador, diminuindo índices de evasão e ampliando as perspectivas acadêmicas e profissionais dos alunos. Assim, a tutoria, aliada à Pedagogia da Presença, torna-se uma estratégia essencial para formar jovens protagonistas, críticos e preparados para os desafios da vida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID474_TB2867_17102025131226.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAGNO ROBERTO SEREJO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "Magno Roberto" "autor_email" => "magno.serejo@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }