Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SALA DE AULA: OS ESTUDANTES ESTÃO UTILIZANDO ESSA FERRAMENTA DE MODO ÉTICO E RESPONSÁVEL?

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126168
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2896
    "inscrito_id" => 2644
    "titulo" => "A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SALA DE AULA: OS ESTUDANTES ESTÃO UTILIZANDO ESSA FERRAMENTA DE MODO ÉTICO E RESPONSÁVEL?"
    "resumo" => "Não é novidade que a educação sempre está imersa em desafios e oportunidades trazidos pelas novas tecnologias de um tempo, afinal, a área está em constante transformação, assim como a sociedade. Nesse sentido, uma das tecnologias que, hoje, trazem inquietação e euforia para o campo educacional é a inteligência artificial (que pode ser definida como uma inteligência exibida ou simulada por algoritmos (códigos) ou máquinas). Se o conceito parece simples, as implicações na vida cotidiana são bastante mais complexas. O intuito deste trabalho é, justamente, investigar os desdobramentos oriundos do uso da inteligência artificial por estudantes, seja para uma simples pesquisa ou para tarefas complexas como a construção de um trabalho de conclusão de curso ou atividade prática. Para tanto, aplicaremos no Campus Boa Vista Zona Oeste do Instituto Federal de Roraima, questionário com amostra relevante de todas as turmas de todos os níveis de ensino ofertados (Técnico Integrado ao Ensino Médio, Técnico Subsequente, Proeja, Tecnólogo), no intuito de compreender os usos feitos de tal ferramenta para auxiliar ou fazer suas atividades educacionais. Os professores que estão em sala de aula, atualmente, provavelmente já sentem o impacto da inteligência artificial nas atividades solicitadas. A percepção de que os estudantes se utilizam da ferramenta para realizar tarefas que, eles próprios, não sabem ou não se sentem capazes de realizar, talvez seja a mais comum, entretanto, é urgente que se investigue tais usos, até mesmo para instruí-los para um uso ético e responsável dessa ferramenta. Com a ajuda de referencial teórico da área de tecnologia como Mark Coekelbergh, aliado a autores da educação como Paulo Freire, dentre outros, a ideia é construir uma proposta interdisciplinar para compreender os usos da inteligência artificial na educação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2644_TB2896_30102025233817.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITOR LOPES RESENDE"
    "autor_nome_curto" => "VITOR"
    "autor_email" => "vitor.resende@ifrr.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA (IFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126168
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2896
    "inscrito_id" => 2644
    "titulo" => "A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SALA DE AULA: OS ESTUDANTES ESTÃO UTILIZANDO ESSA FERRAMENTA DE MODO ÉTICO E RESPONSÁVEL?"
    "resumo" => "Não é novidade que a educação sempre está imersa em desafios e oportunidades trazidos pelas novas tecnologias de um tempo, afinal, a área está em constante transformação, assim como a sociedade. Nesse sentido, uma das tecnologias que, hoje, trazem inquietação e euforia para o campo educacional é a inteligência artificial (que pode ser definida como uma inteligência exibida ou simulada por algoritmos (códigos) ou máquinas). Se o conceito parece simples, as implicações na vida cotidiana são bastante mais complexas. O intuito deste trabalho é, justamente, investigar os desdobramentos oriundos do uso da inteligência artificial por estudantes, seja para uma simples pesquisa ou para tarefas complexas como a construção de um trabalho de conclusão de curso ou atividade prática. Para tanto, aplicaremos no Campus Boa Vista Zona Oeste do Instituto Federal de Roraima, questionário com amostra relevante de todas as turmas de todos os níveis de ensino ofertados (Técnico Integrado ao Ensino Médio, Técnico Subsequente, Proeja, Tecnólogo), no intuito de compreender os usos feitos de tal ferramenta para auxiliar ou fazer suas atividades educacionais. Os professores que estão em sala de aula, atualmente, provavelmente já sentem o impacto da inteligência artificial nas atividades solicitadas. A percepção de que os estudantes se utilizam da ferramenta para realizar tarefas que, eles próprios, não sabem ou não se sentem capazes de realizar, talvez seja a mais comum, entretanto, é urgente que se investigue tais usos, até mesmo para instruí-los para um uso ético e responsável dessa ferramenta. Com a ajuda de referencial teórico da área de tecnologia como Mark Coekelbergh, aliado a autores da educação como Paulo Freire, dentre outros, a ideia é construir uma proposta interdisciplinar para compreender os usos da inteligência artificial na educação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2644_TB2896_30102025233817.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITOR LOPES RESENDE"
    "autor_nome_curto" => "VITOR"
    "autor_email" => "vitor.resende@ifrr.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA (IFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Não é novidade que a educação sempre está imersa em desafios e oportunidades trazidos pelas novas tecnologias de um tempo, afinal, a área está em constante transformação, assim como a sociedade. Nesse sentido, uma das tecnologias que, hoje, trazem inquietação e euforia para o campo educacional é a inteligência artificial (que pode ser definida como uma inteligência exibida ou simulada por algoritmos (códigos) ou máquinas). Se o conceito parece simples, as implicações na vida cotidiana são bastante mais complexas. O intuito deste trabalho é, justamente, investigar os desdobramentos oriundos do uso da inteligência artificial por estudantes, seja para uma simples pesquisa ou para tarefas complexas como a construção de um trabalho de conclusão de curso ou atividade prática. Para tanto, aplicaremos no Campus Boa Vista Zona Oeste do Instituto Federal de Roraima, questionário com amostra relevante de todas as turmas de todos os níveis de ensino ofertados (Técnico Integrado ao Ensino Médio, Técnico Subsequente, Proeja, Tecnólogo), no intuito de compreender os usos feitos de tal ferramenta para auxiliar ou fazer suas atividades educacionais. Os professores que estão em sala de aula, atualmente, provavelmente já sentem o impacto da inteligência artificial nas atividades solicitadas. A percepção de que os estudantes se utilizam da ferramenta para realizar tarefas que, eles próprios, não sabem ou não se sentem capazes de realizar, talvez seja a mais comum, entretanto, é urgente que se investigue tais usos, até mesmo para instruí-los para um uso ético e responsável dessa ferramenta. Com a ajuda de referencial teórico da área de tecnologia como Mark Coekelbergh, aliado a autores da educação como Paulo Freire, dentre outros, a ideia é construir uma proposta interdisciplinar para compreender os usos da inteligência artificial na educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.