Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS DA AUSÊNCIA DA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA NA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFRA CAMPUS CAPANEMA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126231
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3026
    "inscrito_id" => 5291
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS DA AUSÊNCIA DA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA NA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFRA CAMPUS CAPANEMA"
    "resumo" => "O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)/Campus Capanema visa proporcionar conhecimentos essenciais para a formação de professores. Contudo, a formação inicial docente nem sempre atinge esse objetivo de maneira satisfatória, evidenciando lacunas nos primeiros anos de atuação profissional. O ensino de Anatomia Humana na educação básica é fundamental para a formação dos futuros professores de Ciências/Biologia e não deve ser negligenciado. Para tanto, é essencial que o curso ofereça uma disciplina específica para esse fim. Entretanto, desde sua criação em 2015, a matriz curricular do curso não incluía essa área. Somente em 2023, com a implementação de um novo Projeto Pedagógico do Curso (PPC), foi introduzido o Componente Curricular "Anatomia e Fisiologia Humana". Diante disso, esta pesquisa avalia os impactos da ausência da disciplina na formação inicial dos docentes formados pela UFRA/Campus Capanema que se graduaram sem essa formação, bem como analisa a estrutura e conteúdo do novo PPC, implementado em 2024. A pesquisa é qualitativa, exploratória e documental. Os participantes são discentes e egressos do curso. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas estruturadas, realizadas remotamente via Google Meet, e análise do PPC antigo e atual. Após a análise dos dados, conclui-se que, até a turma que ingressou em 2022, o curso não preparava adequadamente os docentes para o ensino de Anatomia Humana, justamente por não possuir disciplina para debater este conteúdo, resultando em dificuldades na atuação profissional. A implementação do novo PPC representa um avanço ao inserir disciplinas essenciais antes ausentes, preenchendo lacunas e aprimorando a formação docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5291_TB3026_30102025223841.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUYDI ADRIEL RODRIGUES COSTA"
    "autor_nome_curto" => "LUYDI Adriel"
    "autor_email" => "luydi.adriel@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126231
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3026
    "inscrito_id" => 5291
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS DA AUSÊNCIA DA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA NA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFRA CAMPUS CAPANEMA"
    "resumo" => "O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)/Campus Capanema visa proporcionar conhecimentos essenciais para a formação de professores. Contudo, a formação inicial docente nem sempre atinge esse objetivo de maneira satisfatória, evidenciando lacunas nos primeiros anos de atuação profissional. O ensino de Anatomia Humana na educação básica é fundamental para a formação dos futuros professores de Ciências/Biologia e não deve ser negligenciado. Para tanto, é essencial que o curso ofereça uma disciplina específica para esse fim. Entretanto, desde sua criação em 2015, a matriz curricular do curso não incluía essa área. Somente em 2023, com a implementação de um novo Projeto Pedagógico do Curso (PPC), foi introduzido o Componente Curricular "Anatomia e Fisiologia Humana". Diante disso, esta pesquisa avalia os impactos da ausência da disciplina na formação inicial dos docentes formados pela UFRA/Campus Capanema que se graduaram sem essa formação, bem como analisa a estrutura e conteúdo do novo PPC, implementado em 2024. A pesquisa é qualitativa, exploratória e documental. Os participantes são discentes e egressos do curso. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas estruturadas, realizadas remotamente via Google Meet, e análise do PPC antigo e atual. Após a análise dos dados, conclui-se que, até a turma que ingressou em 2022, o curso não preparava adequadamente os docentes para o ensino de Anatomia Humana, justamente por não possuir disciplina para debater este conteúdo, resultando em dificuldades na atuação profissional. A implementação do novo PPC representa um avanço ao inserir disciplinas essenciais antes ausentes, preenchendo lacunas e aprimorando a formação docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5291_TB3026_30102025223841.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUYDI ADRIEL RODRIGUES COSTA"
    "autor_nome_curto" => "LUYDI Adriel"
    "autor_email" => "luydi.adriel@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)/Campus Capanema visa proporcionar conhecimentos essenciais para a formação de professores. Contudo, a formação inicial docente nem sempre atinge esse objetivo de maneira satisfatória, evidenciando lacunas nos primeiros anos de atuação profissional. O ensino de Anatomia Humana na educação básica é fundamental para a formação dos futuros professores de Ciências/Biologia e não deve ser negligenciado. Para tanto, é essencial que o curso ofereça uma disciplina específica para esse fim. Entretanto, desde sua criação em 2015, a matriz curricular do curso não incluía essa área. Somente em 2023, com a implementação de um novo Projeto Pedagógico do Curso (PPC), foi introduzido o Componente Curricular "Anatomia e Fisiologia Humana". Diante disso, esta pesquisa avalia os impactos da ausência da disciplina na formação inicial dos docentes formados pela UFRA/Campus Capanema que se graduaram sem essa formação, bem como analisa a estrutura e conteúdo do novo PPC, implementado em 2024. A pesquisa é qualitativa, exploratória e documental. Os participantes são discentes e egressos do curso. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas estruturadas, realizadas remotamente via Google Meet, e análise do PPC antigo e atual. Após a análise dos dados, conclui-se que, até a turma que ingressou em 2022, o curso não preparava adequadamente os docentes para o ensino de Anatomia Humana, justamente por não possuir disciplina para debater este conteúdo, resultando em dificuldades na atuação profissional. A implementação do novo PPC representa um avanço ao inserir disciplinas essenciais antes ausentes, preenchendo lacunas e aprimorando a formação docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.