REFLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS DA AUSÊNCIA DA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA NA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFRA CAMPUS CAPANEMA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126231 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3026 "inscrito_id" => 5291 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS DA AUSÊNCIA DA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA NA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFRA CAMPUS CAPANEMA" "resumo" => "O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)/Campus Capanema visa proporcionar conhecimentos essenciais para a formação de professores. Contudo, a formação inicial docente nem sempre atinge esse objetivo de maneira satisfatória, evidenciando lacunas nos primeiros anos de atuação profissional. O ensino de Anatomia Humana na educação básica é fundamental para a formação dos futuros professores de Ciências/Biologia e não deve ser negligenciado. Para tanto, é essencial que o curso ofereça uma disciplina específica para esse fim. Entretanto, desde sua criação em 2015, a matriz curricular do curso não incluía essa área. Somente em 2023, com a implementação de um novo Projeto Pedagógico do Curso (PPC), foi introduzido o Componente Curricular "Anatomia e Fisiologia Humana". Diante disso, esta pesquisa avalia os impactos da ausência da disciplina na formação inicial dos docentes formados pela UFRA/Campus Capanema que se graduaram sem essa formação, bem como analisa a estrutura e conteúdo do novo PPC, implementado em 2024. A pesquisa é qualitativa, exploratória e documental. Os participantes são discentes e egressos do curso. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas estruturadas, realizadas remotamente via Google Meet, e análise do PPC antigo e atual. Após a análise dos dados, conclui-se que, até a turma que ingressou em 2022, o curso não preparava adequadamente os docentes para o ensino de Anatomia Humana, justamente por não possuir disciplina para debater este conteúdo, resultando em dificuldades na atuação profissional. A implementação do novo PPC representa um avanço ao inserir disciplinas essenciais antes ausentes, preenchendo lacunas e aprimorando a formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5291_TB3026_30102025223841.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUYDI ADRIEL RODRIGUES COSTA" "autor_nome_curto" => "LUYDI Adriel" "autor_email" => "luydi.adriel@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126231 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3026 "inscrito_id" => 5291 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS DA AUSÊNCIA DA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA NA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFRA CAMPUS CAPANEMA" "resumo" => "O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)/Campus Capanema visa proporcionar conhecimentos essenciais para a formação de professores. Contudo, a formação inicial docente nem sempre atinge esse objetivo de maneira satisfatória, evidenciando lacunas nos primeiros anos de atuação profissional. O ensino de Anatomia Humana na educação básica é fundamental para a formação dos futuros professores de Ciências/Biologia e não deve ser negligenciado. Para tanto, é essencial que o curso ofereça uma disciplina específica para esse fim. Entretanto, desde sua criação em 2015, a matriz curricular do curso não incluía essa área. Somente em 2023, com a implementação de um novo Projeto Pedagógico do Curso (PPC), foi introduzido o Componente Curricular "Anatomia e Fisiologia Humana". Diante disso, esta pesquisa avalia os impactos da ausência da disciplina na formação inicial dos docentes formados pela UFRA/Campus Capanema que se graduaram sem essa formação, bem como analisa a estrutura e conteúdo do novo PPC, implementado em 2024. A pesquisa é qualitativa, exploratória e documental. Os participantes são discentes e egressos do curso. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas estruturadas, realizadas remotamente via Google Meet, e análise do PPC antigo e atual. Após a análise dos dados, conclui-se que, até a turma que ingressou em 2022, o curso não preparava adequadamente os docentes para o ensino de Anatomia Humana, justamente por não possuir disciplina para debater este conteúdo, resultando em dificuldades na atuação profissional. A implementação do novo PPC representa um avanço ao inserir disciplinas essenciais antes ausentes, preenchendo lacunas e aprimorando a formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5291_TB3026_30102025223841.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUYDI ADRIEL RODRIGUES COSTA" "autor_nome_curto" => "LUYDI Adriel" "autor_email" => "luydi.adriel@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }