JOGOS NARRATIVOS E HABILIDADES PREDITORAS: PRIMEIROS PASSOS DO PROJETO “RPG – INTERFACES NARRATIVAS ENTRE SERTÃO E TECNOLOGIA”
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126316 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3227 "inscrito_id" => 9754 "titulo" => "JOGOS NARRATIVOS E HABILIDADES PREDITORAS: PRIMEIROS PASSOS DO PROJETO “RPG – INTERFACES NARRATIVAS ENTRE SERTÃO E TECNOLOGIA”" "resumo" => "O role-playing game (RPG) de mesa é um jogo narrativo colaborativo de interpretação de personagens com potencial educativo, que desperta interesse por pesquisa, leitura e produção de histórias autorais, baseado na criatividade e uso da imaginação (Marcatto, 1996), competências importantes em qualquer área do conhecimento. A aplicação de diagnóstico em turmas de Leitura e Produção de Texto do primeiro período de Ciência da Computação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus VII, na cidade de Patos, possibilitou mapear afinidades e dificuldades relativas a conteúdos da disciplina, bem como preferências dos estudantes, dentre elas, o RPG. Com base nesses resultados, teve início, em 2024, a experiência aqui relatada, gerando o projeto “RPG – Interfaces Narrativas entre Sertão e Tecnologia”. As ações começaram com a escolha livre de estudantes para se engajarem nos grupos de trabalho propostos (desenvolvimento de sistema, pesquisa de conteúdo, escrita, arte e diagramação), visando a criação de sistemas independentes de RPG (CyberDuck 2222 e Kaos em Nova Patos), produzindo manuais com ilustrações autorais, regras de jogabilidade e descrição dos universos ficcionais, com elementos locais em diálogo com tecnologia, buscando uma visão não estereotipada do interior nordestino, tão complexo e diverso. Em segunda etapa, com participação de estudantes voluntários de diferentes períodos, os manuais foram aperfeiçoados, incluindo desafios lógicos relacionados a habilidades preditoras, necessárias para disciplinas da área do curso, como resolução de problemas (Chaudhry; Rassol, 2012; Lishinski, 2016), pensamento abstrato (Park; Hyun; Heuilan, 2015) e raciocínio matemático (Attallah; Ilagure; Chang, 2018; Drachova et al, 2015), ampliando o alcance do RPG como ferramenta de ensino, tema promissor, inclusive, em Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) em Ciência da Computação (Gomes, 2024; Mangueira, 2019). O projeto gerou envolvimento discente e estimulou o desenvolvimento das referidas habilidades, além de organização individual e coletiva, gerenciamento de tarefas, capacidade imaginativa, oralidade e socialização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9754_TB3227_30102025210202.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUÉLLEN RODRIGUES RAMOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SUÉLLEN" "autor_email" => "suellenrodrigues.rs@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126316 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3227 "inscrito_id" => 9754 "titulo" => "JOGOS NARRATIVOS E HABILIDADES PREDITORAS: PRIMEIROS PASSOS DO PROJETO “RPG – INTERFACES NARRATIVAS ENTRE SERTÃO E TECNOLOGIA”" "resumo" => "O role-playing game (RPG) de mesa é um jogo narrativo colaborativo de interpretação de personagens com potencial educativo, que desperta interesse por pesquisa, leitura e produção de histórias autorais, baseado na criatividade e uso da imaginação (Marcatto, 1996), competências importantes em qualquer área do conhecimento. A aplicação de diagnóstico em turmas de Leitura e Produção de Texto do primeiro período de Ciência da Computação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus VII, na cidade de Patos, possibilitou mapear afinidades e dificuldades relativas a conteúdos da disciplina, bem como preferências dos estudantes, dentre elas, o RPG. Com base nesses resultados, teve início, em 2024, a experiência aqui relatada, gerando o projeto “RPG – Interfaces Narrativas entre Sertão e Tecnologia”. As ações começaram com a escolha livre de estudantes para se engajarem nos grupos de trabalho propostos (desenvolvimento de sistema, pesquisa de conteúdo, escrita, arte e diagramação), visando a criação de sistemas independentes de RPG (CyberDuck 2222 e Kaos em Nova Patos), produzindo manuais com ilustrações autorais, regras de jogabilidade e descrição dos universos ficcionais, com elementos locais em diálogo com tecnologia, buscando uma visão não estereotipada do interior nordestino, tão complexo e diverso. Em segunda etapa, com participação de estudantes voluntários de diferentes períodos, os manuais foram aperfeiçoados, incluindo desafios lógicos relacionados a habilidades preditoras, necessárias para disciplinas da área do curso, como resolução de problemas (Chaudhry; Rassol, 2012; Lishinski, 2016), pensamento abstrato (Park; Hyun; Heuilan, 2015) e raciocínio matemático (Attallah; Ilagure; Chang, 2018; Drachova et al, 2015), ampliando o alcance do RPG como ferramenta de ensino, tema promissor, inclusive, em Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) em Ciência da Computação (Gomes, 2024; Mangueira, 2019). O projeto gerou envolvimento discente e estimulou o desenvolvimento das referidas habilidades, além de organização individual e coletiva, gerenciamento de tarefas, capacidade imaginativa, oralidade e socialização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9754_TB3227_30102025210202.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUÉLLEN RODRIGUES RAMOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SUÉLLEN" "autor_email" => "suellenrodrigues.rs@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }