Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA E ESTRATÉGIAS LÚDICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CURIOSIDADE INFANTIL.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126396
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3415
    "inscrito_id" => 6157
    "titulo" => "EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA E ESTRATÉGIAS LÚDICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CURIOSIDADE INFANTIL."
    "resumo" => "O ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental é essencial para a promoção da curiosidade e do interesse dos alunos pela experimentação científica. Este estudo consiste em uma revisão de literatura sobre como experiências científicas e estratégias lúdicas podem estimular a curiosidade científica, com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em referenciais teóricos como Piaget, Vygotsky e Ausubel. Piaget destaca a importância das interações sensório-motoras e do aprendizado ativo no desenvolvimento cognitivo, enquanto Vygotsky enfatiza o papel da mediação social e da zona de desenvolvimento proximal na construção do conhecimento. Ausubel, por sua vez, reforça a necessidade de conectar novos conceitos aos conhecimentos prévios dos alunos. A pesquisa analisa artigos e livros que discutem essas temáticas, com o objetivo de levantar subsídios para atividades no Clube de Ciências (CCIUFPA), instituição dedicada à Iniciação científica vinculada ao Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará. O estudo inclui, além da revisão bibliográfica, uma análise de caso sobre as práticas adotadas no Clube, que segue a abordagem dos três teóricos mencionados. O CCIUFPA propõe atividades experimentais e lúdicas que incentivam os alunos a construírem conhecimento de forma ativa, explorando conceitos científicos por meio da experimentação e da interação social. Estudos apontam que essa experimentação desperta o interesse dos alunos, facilita a compreensão de conceitos abstratos e promove maior engajamento nas aulas. Além disso, a formação docente é um fator determinante para o sucesso dessas práticas, exigindo capacitação e acesso a materiais adequados. Os resultados esperados incluem a identificação de metodologias eficazes para o ensino de Ciências, o levantamento de vantagens e limitações do uso de experimentação lúdica e a contribuição para a formação docente ao apresentar recursos didáticos acessíveis que promovam a experimentação científica, a curiosidade e o pensamento crítico desde os anos iniciais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6157_TB3415_11112025003646.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RHANNA EMANUELLE FERREIRA NUNES"
    "autor_nome_curto" => "Rhanna Nunes"
    "autor_email" => "rhanna.emanuelle@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126396
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3415
    "inscrito_id" => 6157
    "titulo" => "EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA E ESTRATÉGIAS LÚDICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CURIOSIDADE INFANTIL."
    "resumo" => "O ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental é essencial para a promoção da curiosidade e do interesse dos alunos pela experimentação científica. Este estudo consiste em uma revisão de literatura sobre como experiências científicas e estratégias lúdicas podem estimular a curiosidade científica, com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em referenciais teóricos como Piaget, Vygotsky e Ausubel. Piaget destaca a importância das interações sensório-motoras e do aprendizado ativo no desenvolvimento cognitivo, enquanto Vygotsky enfatiza o papel da mediação social e da zona de desenvolvimento proximal na construção do conhecimento. Ausubel, por sua vez, reforça a necessidade de conectar novos conceitos aos conhecimentos prévios dos alunos. A pesquisa analisa artigos e livros que discutem essas temáticas, com o objetivo de levantar subsídios para atividades no Clube de Ciências (CCIUFPA), instituição dedicada à Iniciação científica vinculada ao Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará. O estudo inclui, além da revisão bibliográfica, uma análise de caso sobre as práticas adotadas no Clube, que segue a abordagem dos três teóricos mencionados. O CCIUFPA propõe atividades experimentais e lúdicas que incentivam os alunos a construírem conhecimento de forma ativa, explorando conceitos científicos por meio da experimentação e da interação social. Estudos apontam que essa experimentação desperta o interesse dos alunos, facilita a compreensão de conceitos abstratos e promove maior engajamento nas aulas. Além disso, a formação docente é um fator determinante para o sucesso dessas práticas, exigindo capacitação e acesso a materiais adequados. Os resultados esperados incluem a identificação de metodologias eficazes para o ensino de Ciências, o levantamento de vantagens e limitações do uso de experimentação lúdica e a contribuição para a formação docente ao apresentar recursos didáticos acessíveis que promovam a experimentação científica, a curiosidade e o pensamento crítico desde os anos iniciais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6157_TB3415_11112025003646.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RHANNA EMANUELLE FERREIRA NUNES"
    "autor_nome_curto" => "Rhanna Nunes"
    "autor_email" => "rhanna.emanuelle@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental é essencial para a promoção da curiosidade e do interesse dos alunos pela experimentação científica. Este estudo consiste em uma revisão de literatura sobre como experiências científicas e estratégias lúdicas podem estimular a curiosidade científica, com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em referenciais teóricos como Piaget, Vygotsky e Ausubel. Piaget destaca a importância das interações sensório-motoras e do aprendizado ativo no desenvolvimento cognitivo, enquanto Vygotsky enfatiza o papel da mediação social e da zona de desenvolvimento proximal na construção do conhecimento. Ausubel, por sua vez, reforça a necessidade de conectar novos conceitos aos conhecimentos prévios dos alunos. A pesquisa analisa artigos e livros que discutem essas temáticas, com o objetivo de levantar subsídios para atividades no Clube de Ciências (CCIUFPA), instituição dedicada à Iniciação científica vinculada ao Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará. O estudo inclui, além da revisão bibliográfica, uma análise de caso sobre as práticas adotadas no Clube, que segue a abordagem dos três teóricos mencionados. O CCIUFPA propõe atividades experimentais e lúdicas que incentivam os alunos a construírem conhecimento de forma ativa, explorando conceitos científicos por meio da experimentação e da interação social. Estudos apontam que essa experimentação desperta o interesse dos alunos, facilita a compreensão de conceitos abstratos e promove maior engajamento nas aulas. Além disso, a formação docente é um fator determinante para o sucesso dessas práticas, exigindo capacitação e acesso a materiais adequados. Os resultados esperados incluem a identificação de metodologias eficazes para o ensino de Ciências, o levantamento de vantagens e limitações do uso de experimentação lúdica e a contribuição para a formação docente ao apresentar recursos didáticos acessíveis que promovam a experimentação científica, a curiosidade e o pensamento crítico desde os anos iniciais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.