APRENDER LIBRAS, CONSTRUIR-SE SURDO: O PERCURSO DA LÍNGUA NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE E AUTONOMIA
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O estudo fundamenta-se em autores como Pollak (1992), Quadros (2006; 2023), Perlin e Strobel (2014), Josso (2009) e Passeggi (2011). A abordagem qualitativa utilizou o método autobiográfico, coletando dados por meio de entrevistas semiestruturadas em Libras com 13 estudantes surdos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Os resultados preliminares indicam que a ausência de acessibilidade e a falta de intérpretes comprometeram significativamente a aprendizagem dos alunos, dificultando seu desenvolvimento acadêmico e social. Muitos relataram barreiras na interação com docentes e colegas ouvintes, o que impactou sua autonomia e senso de pertencimento. Por outro lado, a aquisição da Libras foi um marco na vida dos estudantes surdos, proporcionando-lhes maior independência e permitindo a construção de sua identidade surda de forma mais ampla e junto aos seus pares. 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