O ENSINO COLABORATIVO E AS CONTRIBUIÇÕES DA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM PARALISIA CEREBRAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
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As etapas deste estudo foram: observação sistemática, análise de conteúdo e elaboração de uma proposta de intervenção colaborativa. Utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin (2011) e autores como Rodrigues (2006), Bersch e Tonolli (2006); Rosenbaum et al. (2007) e Christo e Lunardi-Mendes (2018) para o embasamento teórico da pesquisa. Como resultado, foi identificado que as profissionais de apoio pedagógico dos dois estudantes são essenciais no processo de inclusão; o trabalho da professora do AEE parece mais orientativo. Ademais, observou-se que a abordagem colaborativa acontecia de forma parcial e situacional, enquanto a confecção de materiais de Tecnologia Assistiva e as adaptações curriculares ficam a cargo exclusivo do profissional de apoio. Com efeito, a análise sugere que a responsabilidade pela aprendizagem do estudante é terceirizada ao profissional de apoio." 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