DIFERENTES PERSPECTIVAS DE LETRAMENTO MATEMÁTICO: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126428 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3481 "inscrito_id" => 10321 "titulo" => "DIFERENTES PERSPECTIVAS DE LETRAMENTO MATEMÁTICO: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "No cenário contemporâneo, os estudos voltados para o letramento matemático têm assumido centralidade nas discussões sobre a área de Educação Matemática, visto a necessidade crescente de um fazer matemático vinculado às demandas e práticas sociais. Pensando nas constantes transformações de uma sociedade e seus avanços tecnológicos, a capacidade de utilizar a matemática para resolver problemas do dia a dia, interpretar informações e praticar a cidadania de modo consistente são imprescindíveis. Nesse sentido, o presente artigo é norteado pela seguinte questão: “Quais os pontos convergentes e divergentes entre as diferentes conceituações de letramento matemático na perspectiva de documentos e autores que o referendam?”. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, compreendida como uma abordagem que utiliza fontes teóricas previamente publicadas para embasar análises e discussões (Lakatos, 2017), busca-se analisar essas definições procurando identificar possíveis consonâncias e dissonâncias presentes nas argumentações. Os documentos selecionados foram: a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017), que trouxe, em alguma medida, visibilidade para um dos conceitos de letramento matemático; e o texto do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, 2012), que tem por objetivo auxiliar os países a avaliarem como seus sistemas de ensino se comparam globalmente nos aspectos de qualidade, equidade e eficiência. Em relação aos autores, foram apresentadas e discutidas as concepções de Dante (2021), Santos (2020), Grando (2016), Galvão e Nacarato (2013) e Ciríaco e Souza (2011). De modo geral, as diferenças identificadas nas definições de letramento matemático analisadas refletem perspectivas complementares, o que evidencia a importância e a complexidade do conceito. A diversidade de abordagens nos documentos supracitados, bem como nas contribuições de diversos pesquisadores, mostra que o letramento matemático vai além da simples aquisição de conteúdos, abrangendo a aplicação do conhecimento em situações reais dos estudantes, o desenvolvimento do pensamento crítico e a capacidade de tomada de decisões assertivas e fundamentadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10321_TB3481_30102025213046.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA CORRÊA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "AMANDA CORRÊA" "autor_email" => "amandacorrea.costa@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126428 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3481 "inscrito_id" => 10321 "titulo" => "DIFERENTES PERSPECTIVAS DE LETRAMENTO MATEMÁTICO: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "No cenário contemporâneo, os estudos voltados para o letramento matemático têm assumido centralidade nas discussões sobre a área de Educação Matemática, visto a necessidade crescente de um fazer matemático vinculado às demandas e práticas sociais. Pensando nas constantes transformações de uma sociedade e seus avanços tecnológicos, a capacidade de utilizar a matemática para resolver problemas do dia a dia, interpretar informações e praticar a cidadania de modo consistente são imprescindíveis. Nesse sentido, o presente artigo é norteado pela seguinte questão: “Quais os pontos convergentes e divergentes entre as diferentes conceituações de letramento matemático na perspectiva de documentos e autores que o referendam?”. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, compreendida como uma abordagem que utiliza fontes teóricas previamente publicadas para embasar análises e discussões (Lakatos, 2017), busca-se analisar essas definições procurando identificar possíveis consonâncias e dissonâncias presentes nas argumentações. Os documentos selecionados foram: a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017), que trouxe, em alguma medida, visibilidade para um dos conceitos de letramento matemático; e o texto do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, 2012), que tem por objetivo auxiliar os países a avaliarem como seus sistemas de ensino se comparam globalmente nos aspectos de qualidade, equidade e eficiência. Em relação aos autores, foram apresentadas e discutidas as concepções de Dante (2021), Santos (2020), Grando (2016), Galvão e Nacarato (2013) e Ciríaco e Souza (2011). De modo geral, as diferenças identificadas nas definições de letramento matemático analisadas refletem perspectivas complementares, o que evidencia a importância e a complexidade do conceito. A diversidade de abordagens nos documentos supracitados, bem como nas contribuições de diversos pesquisadores, mostra que o letramento matemático vai além da simples aquisição de conteúdos, abrangendo a aplicação do conhecimento em situações reais dos estudantes, o desenvolvimento do pensamento crítico e a capacidade de tomada de decisões assertivas e fundamentadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10321_TB3481_30102025213046.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA CORRÊA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "AMANDA CORRÊA" "autor_email" => "amandacorrea.costa@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }