Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIFERENTES PERSPECTIVAS DE LETRAMENTO MATEMÁTICO: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

No cenário contemporâneo, os estudos voltados para o letramento matemático têm assumido centralidade nas discussões sobre a área de Educação Matemática, visto a necessidade crescente de um fazer matemático vinculado às demandas e práticas sociais. Pensando nas constantes transformações de uma sociedade e seus avanços tecnológicos, a capacidade de utilizar a matemática para resolver problemas do dia a dia, interpretar informações e praticar a cidadania de modo consistente são imprescindíveis. Nesse sentido, o presente artigo é norteado pela seguinte questão: “Quais os pontos convergentes e divergentes entre as diferentes conceituações de letramento matemático na perspectiva de documentos e autores que o referendam?”. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, compreendida como uma abordagem que utiliza fontes teóricas previamente publicadas para embasar análises e discussões (Lakatos, 2017), busca-se analisar essas definições procurando identificar possíveis consonâncias e dissonâncias presentes nas argumentações. Os documentos selecionados foram: a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017), que trouxe, em alguma medida, visibilidade para um dos conceitos de letramento matemático; e o texto do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, 2012), que tem por objetivo auxiliar os países a avaliarem como seus sistemas de ensino se comparam globalmente nos aspectos de qualidade, equidade e eficiência. Em relação aos autores, foram apresentadas e discutidas as concepções de Dante (2021), Santos (2020), Grando (2016), Galvão e Nacarato (2013) e Ciríaco e Souza (2011). De modo geral, as diferenças identificadas nas definições de letramento matemático analisadas refletem perspectivas complementares, o que evidencia a importância e a complexidade do conceito. A diversidade de abordagens nos documentos supracitados, bem como nas contribuições de diversos pesquisadores, mostra que o letramento matemático vai além da simples aquisição de conteúdos, abrangendo a aplicação do conhecimento em situações reais dos estudantes, o desenvolvimento do pensamento crítico e a capacidade de tomada de decisões assertivas e fundamentadas.

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