PROGRAMA GLOBE BRASIL: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DE ENSINO PARA INCENTIVAR MENINAS NO SETOR ESPACIAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126457 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3543 "inscrito_id" => 9320 "titulo" => "PROGRAMA GLOBE BRASIL: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DE ENSINO PARA INCENTIVAR MENINAS NO SETOR ESPACIAL" "resumo" => "A evasão no ensino superior é um desafio persistente, especialmente nos cursos da área STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), onde a participação feminina ainda é reduzida. Fatores como falta de representatividade, barreiras culturais e ausência de incentivos impactam a permanência das mulheres nessas áreas, tornando essencial a implementação de iniciativas que promovam maior inclusão. O projeto Meninas no Espaço, desenvolvido como uma ação de pesquisa e extensão, busca enfrentar esse problema incentivando meninas e mulheres a ingressarem no setor espacial. Para isso, foi estabelecida uma parceria entre a Agência Espacial Brasileira (AEB), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), visando oferecer capacitação técnica por meio do Programa GLOBE no Brasil. A pesquisa foi estruturada em três fases: (1) ensino, com cursos de capacitação; (2) extensão, com atividades ministradas por cada escola e equipe dentro de suas comunidades escolares; e (3) pesquisa, com atividades de iniciação científica e produção de artigos para conferências na América Latina. Além disso, cada ação de extensão foi monitorada para avaliar o impacto do projeto. A metodologia adotada combinou abordagens qualitativas e quantitativas, analisando a retenção feminina nos cursos STEM e a motivação das estudantes do ensino médio. Os resultados indicam que o projeto impactou cerca de 10 mil pessoas, considerando todas as atividades aplicadas nas escolas participantes, e resultou na produção de 20 artigos científicos. A experiência demonstrou que iniciativas como essa reduzem barreiras de gênero e fortalecem o interesse feminino por áreas como engenharia e STEAM, contribuindo para a formulação de políticas educacionais mais inclusivas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9320_TB3543_10112025235117.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA RODRIGUES DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "almeidamariana@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126457 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3543 "inscrito_id" => 9320 "titulo" => "PROGRAMA GLOBE BRASIL: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DE ENSINO PARA INCENTIVAR MENINAS NO SETOR ESPACIAL" "resumo" => "A evasão no ensino superior é um desafio persistente, especialmente nos cursos da área STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), onde a participação feminina ainda é reduzida. Fatores como falta de representatividade, barreiras culturais e ausência de incentivos impactam a permanência das mulheres nessas áreas, tornando essencial a implementação de iniciativas que promovam maior inclusão. O projeto Meninas no Espaço, desenvolvido como uma ação de pesquisa e extensão, busca enfrentar esse problema incentivando meninas e mulheres a ingressarem no setor espacial. Para isso, foi estabelecida uma parceria entre a Agência Espacial Brasileira (AEB), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), visando oferecer capacitação técnica por meio do Programa GLOBE no Brasil. A pesquisa foi estruturada em três fases: (1) ensino, com cursos de capacitação; (2) extensão, com atividades ministradas por cada escola e equipe dentro de suas comunidades escolares; e (3) pesquisa, com atividades de iniciação científica e produção de artigos para conferências na América Latina. Além disso, cada ação de extensão foi monitorada para avaliar o impacto do projeto. A metodologia adotada combinou abordagens qualitativas e quantitativas, analisando a retenção feminina nos cursos STEM e a motivação das estudantes do ensino médio. Os resultados indicam que o projeto impactou cerca de 10 mil pessoas, considerando todas as atividades aplicadas nas escolas participantes, e resultou na produção de 20 artigos científicos. A experiência demonstrou que iniciativas como essa reduzem barreiras de gênero e fortalecem o interesse feminino por áreas como engenharia e STEAM, contribuindo para a formulação de políticas educacionais mais inclusivas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9320_TB3543_10112025235117.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA RODRIGUES DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "almeidamariana@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }