Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE NUVENS DE PAPEL: O PROJETO PERMANENTE “ENTRE LIVROS” COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES E TRANSFORMADORES DE MUNDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMPINA GRANDE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125865
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2212
    "inscrito_id" => 7019
    "titulo" => "ENTRE NUVENS DE PAPEL: O PROJETO PERMANENTE “ENTRE LIVROS” COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES E TRANSFORMADORES DE MUNDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMPINA GRANDE"
    "resumo" => "É conhecida amplamente no meio acadêmico, como também fora dele de maneira empírica, a tamanha importância do contato permanente de cada sujeito leitor com a literatura ao longo dos anos. Os livros são portas de entrada para novos mundos, novas cosmovisões. São, ao mesmo tempo, arados e sementes que possibilitam o crescimento e o florescer da imaginação, da criatividade e da própria linguagem, tornando o livro um objeto necessário tanto à formação subjetiva quanto social. Sendo assim, o presente trabalho busca apresentar a implementação e impacto na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Campina Grande do projeto permanente Entre Livros. O mesmo possui tal nomenclatura de modo a referenciar a obra literária infantil Entre Nuvens do autor e ilustrador André Neves, resvalando a necessidade da presença da sensibilidade nos momentos de leitura com e para as crianças das narrativas infantis. Sendo assim, no segundo semestre de 2022 o projeto permanente supracitado foi implementado no rol de projetos da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Campina Grande, aproximando ainda mais a literatura infantil das crianças. O mesmo consiste no incentivo ao trabalho com a literatura infantil através de vivências diárias intencionais diversificadas, culminando em uma Mostra Literária em meados do segundo semestre a qual as crianças poderão realizar apresentações artísticas teatrais, plásticas, musicais, etc, relacionadas às obras que marcaram-nas ao longo de todo o ano letivo com a participação das famílias. Através disso, cerca de 10.500 crianças matriculadas e suas famílias podem aproximar-se dos mundos literários. Além disto, percebe-se avanços no processo de compreensão dos docentes, sobre a importância fundamental do papel mediador na formação leitora de cada criança como apontam Brandão e Rosa (2010) e tantos outros autores do âmbito da pedagogia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7019_TB2212_30102025155426.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MONALISA DE CASTRO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MONALISA"
    "autor_email" => "mona.lisa.castro@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125865
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2212
    "inscrito_id" => 7019
    "titulo" => "ENTRE NUVENS DE PAPEL: O PROJETO PERMANENTE “ENTRE LIVROS” COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES E TRANSFORMADORES DE MUNDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMPINA GRANDE"
    "resumo" => "É conhecida amplamente no meio acadêmico, como também fora dele de maneira empírica, a tamanha importância do contato permanente de cada sujeito leitor com a literatura ao longo dos anos. Os livros são portas de entrada para novos mundos, novas cosmovisões. São, ao mesmo tempo, arados e sementes que possibilitam o crescimento e o florescer da imaginação, da criatividade e da própria linguagem, tornando o livro um objeto necessário tanto à formação subjetiva quanto social. Sendo assim, o presente trabalho busca apresentar a implementação e impacto na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Campina Grande do projeto permanente Entre Livros. O mesmo possui tal nomenclatura de modo a referenciar a obra literária infantil Entre Nuvens do autor e ilustrador André Neves, resvalando a necessidade da presença da sensibilidade nos momentos de leitura com e para as crianças das narrativas infantis. Sendo assim, no segundo semestre de 2022 o projeto permanente supracitado foi implementado no rol de projetos da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Campina Grande, aproximando ainda mais a literatura infantil das crianças. O mesmo consiste no incentivo ao trabalho com a literatura infantil através de vivências diárias intencionais diversificadas, culminando em uma Mostra Literária em meados do segundo semestre a qual as crianças poderão realizar apresentações artísticas teatrais, plásticas, musicais, etc, relacionadas às obras que marcaram-nas ao longo de todo o ano letivo com a participação das famílias. Através disso, cerca de 10.500 crianças matriculadas e suas famílias podem aproximar-se dos mundos literários. Além disto, percebe-se avanços no processo de compreensão dos docentes, sobre a importância fundamental do papel mediador na formação leitora de cada criança como apontam Brandão e Rosa (2010) e tantos outros autores do âmbito da pedagogia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7019_TB2212_30102025155426.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MONALISA DE CASTRO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MONALISA"
    "autor_email" => "mona.lisa.castro@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

É conhecida amplamente no meio acadêmico, como também fora dele de maneira empírica, a tamanha importância do contato permanente de cada sujeito leitor com a literatura ao longo dos anos. Os livros são portas de entrada para novos mundos, novas cosmovisões. São, ao mesmo tempo, arados e sementes que possibilitam o crescimento e o florescer da imaginação, da criatividade e da própria linguagem, tornando o livro um objeto necessário tanto à formação subjetiva quanto social. Sendo assim, o presente trabalho busca apresentar a implementação e impacto na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Campina Grande do projeto permanente Entre Livros. O mesmo possui tal nomenclatura de modo a referenciar a obra literária infantil Entre Nuvens do autor e ilustrador André Neves, resvalando a necessidade da presença da sensibilidade nos momentos de leitura com e para as crianças das narrativas infantis. Sendo assim, no segundo semestre de 2022 o projeto permanente supracitado foi implementado no rol de projetos da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Campina Grande, aproximando ainda mais a literatura infantil das crianças. O mesmo consiste no incentivo ao trabalho com a literatura infantil através de vivências diárias intencionais diversificadas, culminando em uma Mostra Literária em meados do segundo semestre a qual as crianças poderão realizar apresentações artísticas teatrais, plásticas, musicais, etc, relacionadas às obras que marcaram-nas ao longo de todo o ano letivo com a participação das famílias. Através disso, cerca de 10.500 crianças matriculadas e suas famílias podem aproximar-se dos mundos literários. Além disto, percebe-se avanços no processo de compreensão dos docentes, sobre a importância fundamental do papel mediador na formação leitora de cada criança como apontam Brandão e Rosa (2010) e tantos outros autores do âmbito da pedagogia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.