ENTRE A MULTIDÃO E A SOLIDÃO: OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA DIANTE DA SUPERLOTAÇÃO E DA SOLITUDE DO PROFESSOR EM SALA DE AULA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126463 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3555 "inscrito_id" => 6566 "titulo" => "ENTRE A MULTIDÃO E A SOLIDÃO: OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA DIANTE DA SUPERLOTAÇÃO E DA SOLITUDE DO PROFESSOR EM SALA DE AULA" "resumo" => "A docência é marcada por desafios que vão além do ensino de conteúdos regulares, podemos citar a princípio questões estruturais que impactam a qualidade do trabalho docente e, consequentemente, a qualidade do ensino. Dentre esses desafios, destaca-se a superlotação das salas de aula e a solidão do professor em sua prática pedagógica cotidiana. Enquanto a sala de aula superlotada impõe dificuldades no acompanhamento individual dos estudantes, o professor, muitas vezes, se vê isolado no planejamento e execução de suas atividades, isento do suporte adequado. O objetivo deste estudo é refletir sobre os impactos da superlotação e da solitude docente no cotidiano escolar, analisando como essas condições de fato interferem no processo de ensino-aprendizagem e na saúde mental dos professores. A metodologia utilizada trata-se de uma abordagem qualitativa, pautada em revisão bibliográfica. Para embasar a discussão, recorremos a autores como Tardiff (2008), Libâneo (2013), Gatti (2016), Silva (2020), dentre outros. Autores esses que abordam a construção da identidade docente e os desafios da profissão. Os resultados evidenciam que a falta de políticas educacionais voltadas para a valorização docente e a adequação das condições de trabalho reforçam a sobrecarga e o sentimento de isolamento dos professores. Assim, torna-se essencial promover estratégias de apoio, formação continuada e, principalmente, melhores condições estruturais para garantir um ambiente de ensino mais saudável e eficaz." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID6566_TB3555_04112025133808.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXIA LETÍCIA ALMONDES DE MOURA" "autor_nome_curto" => "ALEXIA ALMONDES" "autor_email" => "alexia.almondes123@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126463 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3555 "inscrito_id" => 6566 "titulo" => "ENTRE A MULTIDÃO E A SOLIDÃO: OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA DIANTE DA SUPERLOTAÇÃO E DA SOLITUDE DO PROFESSOR EM SALA DE AULA" "resumo" => "A docência é marcada por desafios que vão além do ensino de conteúdos regulares, podemos citar a princípio questões estruturais que impactam a qualidade do trabalho docente e, consequentemente, a qualidade do ensino. Dentre esses desafios, destaca-se a superlotação das salas de aula e a solidão do professor em sua prática pedagógica cotidiana. Enquanto a sala de aula superlotada impõe dificuldades no acompanhamento individual dos estudantes, o professor, muitas vezes, se vê isolado no planejamento e execução de suas atividades, isento do suporte adequado. O objetivo deste estudo é refletir sobre os impactos da superlotação e da solitude docente no cotidiano escolar, analisando como essas condições de fato interferem no processo de ensino-aprendizagem e na saúde mental dos professores. A metodologia utilizada trata-se de uma abordagem qualitativa, pautada em revisão bibliográfica. Para embasar a discussão, recorremos a autores como Tardiff (2008), Libâneo (2013), Gatti (2016), Silva (2020), dentre outros. Autores esses que abordam a construção da identidade docente e os desafios da profissão. Os resultados evidenciam que a falta de políticas educacionais voltadas para a valorização docente e a adequação das condições de trabalho reforçam a sobrecarga e o sentimento de isolamento dos professores. Assim, torna-se essencial promover estratégias de apoio, formação continuada e, principalmente, melhores condições estruturais para garantir um ambiente de ensino mais saudável e eficaz." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID6566_TB3555_04112025133808.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXIA LETÍCIA ALMONDES DE MOURA" "autor_nome_curto" => "ALEXIA ALMONDES" "autor_email" => "alexia.almondes123@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }