Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE A MULTIDÃO E A SOLIDÃO: OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA DIANTE DA SUPERLOTAÇÃO E DA SOLITUDE DO PROFESSOR EM SALA DE AULA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A docência é marcada por desafios que vão além do ensino de conteúdos regulares, podemos citar a princípio questões estruturais que impactam a qualidade do trabalho docente e, consequentemente, a qualidade do ensino. Dentre esses desafios, destaca-se a superlotação das salas de aula e a solidão do professor em sua prática pedagógica cotidiana. Enquanto a sala de aula superlotada impõe dificuldades no acompanhamento individual dos estudantes, o professor, muitas vezes, se vê isolado no planejamento e execução de suas atividades, isento do suporte adequado. O objetivo deste estudo é refletir sobre os impactos da superlotação e da solitude docente no cotidiano escolar, analisando como essas condições de fato interferem no processo de ensino-aprendizagem e na saúde mental dos professores. A metodologia utilizada trata-se de uma abordagem qualitativa, pautada em revisão bibliográfica. Para embasar a discussão, recorremos a autores como Tardiff (2008), Libâneo (2013), Gatti (2016), Silva (2020), dentre outros. Autores esses que abordam a construção da identidade docente e os desafios da profissão. Os resultados evidenciam que a falta de políticas educacionais voltadas para a valorização docente e a adequação das condições de trabalho reforçam a sobrecarga e o sentimento de isolamento dos professores. Assim, torna-se essencial promover estratégias de apoio, formação continuada e, principalmente, melhores condições estruturais para garantir um ambiente de ensino mais saudável e eficaz.

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