Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO NO AMBIENTE EDUCACIONAL: REFLEXÕES A PARTIR DA ÓTICA DO PROFESSOR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126488
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3618
    "inscrito_id" => 7263
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO NO AMBIENTE EDUCACIONAL: REFLEXÕES A PARTIR DA ÓTICA DO PROFESSOR"
    "resumo" => "O avanço das tecnologias tem como um dos objetivos o acesso à informação e comunicação, e seu impacto no ensino tem sido crescente, oferecendo tanto benefícios quanto desafios. Segundo Pasini et al (2020), a pandemia da COVID-19 acelerou a adoção de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação, com o ensino remoto como solução emergencial. Para garantir a continuidade das aulas, cursos de capacitação foram oferecidos aos professores. Durante esse período, as TDICs foram essenciais, mas também expuseram dificuldades, como a falta de acesso a dispositivos eletrônicos e à internet, o que contribuiu para a exclusão digital de muitos alunos. De acordo com Schuartz & Sarmento (2020), o papel dos professores foi ampliado, exigindo novas metodologias de ensino, como o uso de videoconferências, jogos educativos e outras ferramentas online. No entanto, esse cenário também trouxe desafios, o que levou à criação de leis para regulamentar o uso de celulares nas escolas. A Lei nº 15.100/2025 visa restringir o uso de dispositivos pessoais durante as aulas, buscando equilibrar os benefícios da tecnologia com a integridade do processo educacional. A pesquisa proposta neste trabalho adota uma abordagem qualitativa para investigar como as TDICs estão sendo aplicadas no ambiente escolar, com foco na perspectiva dos professores. O estudo busca entender os benefícios e os desafios enfrentados pelos docentes ao incorporar tecnologias no ensino, especialmente no contexto pós-pandemia. Um questionário foi aplicado aos professores do IFRN – Campus Currais Novos e da Escola Estadual Dr. José Gonçalves de Medeiros, com o objetivo de obter uma visão mais detalhada sobre o uso de tecnologias digitais no ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7263_TB3618_15102025144722.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALYSON DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ALYSON"
    "autor_email" => "silvaalysonsilva9@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126488
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3618
    "inscrito_id" => 7263
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO NO AMBIENTE EDUCACIONAL: REFLEXÕES A PARTIR DA ÓTICA DO PROFESSOR"
    "resumo" => "O avanço das tecnologias tem como um dos objetivos o acesso à informação e comunicação, e seu impacto no ensino tem sido crescente, oferecendo tanto benefícios quanto desafios. Segundo Pasini et al (2020), a pandemia da COVID-19 acelerou a adoção de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação, com o ensino remoto como solução emergencial. Para garantir a continuidade das aulas, cursos de capacitação foram oferecidos aos professores. Durante esse período, as TDICs foram essenciais, mas também expuseram dificuldades, como a falta de acesso a dispositivos eletrônicos e à internet, o que contribuiu para a exclusão digital de muitos alunos. De acordo com Schuartz & Sarmento (2020), o papel dos professores foi ampliado, exigindo novas metodologias de ensino, como o uso de videoconferências, jogos educativos e outras ferramentas online. No entanto, esse cenário também trouxe desafios, o que levou à criação de leis para regulamentar o uso de celulares nas escolas. A Lei nº 15.100/2025 visa restringir o uso de dispositivos pessoais durante as aulas, buscando equilibrar os benefícios da tecnologia com a integridade do processo educacional. A pesquisa proposta neste trabalho adota uma abordagem qualitativa para investigar como as TDICs estão sendo aplicadas no ambiente escolar, com foco na perspectiva dos professores. O estudo busca entender os benefícios e os desafios enfrentados pelos docentes ao incorporar tecnologias no ensino, especialmente no contexto pós-pandemia. Um questionário foi aplicado aos professores do IFRN – Campus Currais Novos e da Escola Estadual Dr. José Gonçalves de Medeiros, com o objetivo de obter uma visão mais detalhada sobre o uso de tecnologias digitais no ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7263_TB3618_15102025144722.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALYSON DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ALYSON"
    "autor_email" => "silvaalysonsilva9@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O avanço das tecnologias tem como um dos objetivos o acesso à informação e comunicação, e seu impacto no ensino tem sido crescente, oferecendo tanto benefícios quanto desafios. Segundo Pasini et al (2020), a pandemia da COVID-19 acelerou a adoção de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação, com o ensino remoto como solução emergencial. Para garantir a continuidade das aulas, cursos de capacitação foram oferecidos aos professores. Durante esse período, as TDICs foram essenciais, mas também expuseram dificuldades, como a falta de acesso a dispositivos eletrônicos e à internet, o que contribuiu para a exclusão digital de muitos alunos. De acordo com Schuartz & Sarmento (2020), o papel dos professores foi ampliado, exigindo novas metodologias de ensino, como o uso de videoconferências, jogos educativos e outras ferramentas online. No entanto, esse cenário também trouxe desafios, o que levou à criação de leis para regulamentar o uso de celulares nas escolas. A Lei nº 15.100/2025 visa restringir o uso de dispositivos pessoais durante as aulas, buscando equilibrar os benefícios da tecnologia com a integridade do processo educacional. A pesquisa proposta neste trabalho adota uma abordagem qualitativa para investigar como as TDICs estão sendo aplicadas no ambiente escolar, com foco na perspectiva dos professores. O estudo busca entender os benefícios e os desafios enfrentados pelos docentes ao incorporar tecnologias no ensino, especialmente no contexto pós-pandemia. Um questionário foi aplicado aos professores do IFRN – Campus Currais Novos e da Escola Estadual Dr. José Gonçalves de Medeiros, com o objetivo de obter uma visão mais detalhada sobre o uso de tecnologias digitais no ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.