AUTISMO: NEURODIVERSIDADE E MODELO SOCIAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125393 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1250 "inscrito_id" => 8329 "titulo" => "AUTISMO: NEURODIVERSIDADE E MODELO SOCIAL" "resumo" => "Este estudo propõe reflexões teóricas baseadas nas concepções da autora Judy Singer, pioneira no conceito de Neurodiversidade, e no modelo social do autismo e suas interconexões com a temática. O objetivo da pesquisa é definir os conceitos de neurodiversidade e modelo social, propondo uma alternativa ao modelo médico do autismo. A investigação será realizada por meio de uma revisão bibliográfica. O autismo, enquanto um transtorno do neurodesenvolvimento, afeta significativamente a comunicação, o comportamento e a interação social, manifestando-se de maneiras diversas entre diferentes pessoas. Em 1998, Judy Singer, socióloga, apresentou o conceito de "neurodiversidade" como uma crítica ao modelo médico convencional, almejando desestigmatizar o autismo e reconfigurar sua ontologia. Com base em teorias feministas e na perspectiva do modelo social, a neurodiversidade sugere que o autismo deve ser compreendido não como uma deficiência a ser eliminada, mas como uma variação neurológica que ilustra a diversidade humana. Desse modo, o movimento da neurodiversidade argumenta que as dificuldades enfrentadas por indivíduos autistas são consequência de uma sociedade inadequada, propondo uma transformação social que promova a inclusão e a aceitação dessas diferenças. No modelo social, os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência não são mais vistos como individuais, mas sim como obstáculos impostos pela sociedade. Em síntese, tanto o modelo social quanto a neurodiversidade colocam em questionamento a concepção tradicional de que o autismo é uma deficiência que necessita de correção. Eles incentivam a aceitação das diferenças e buscam construir uma sociedade mais inclusiva, na qual as pessoas autistas possam viver de forma autêntica e digna." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8329_TB1250_09112025143034.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA MENEGHEL CADORE" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "psicologafernandameneghel@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125393 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1250 "inscrito_id" => 8329 "titulo" => "AUTISMO: NEURODIVERSIDADE E MODELO SOCIAL" "resumo" => "Este estudo propõe reflexões teóricas baseadas nas concepções da autora Judy Singer, pioneira no conceito de Neurodiversidade, e no modelo social do autismo e suas interconexões com a temática. O objetivo da pesquisa é definir os conceitos de neurodiversidade e modelo social, propondo uma alternativa ao modelo médico do autismo. A investigação será realizada por meio de uma revisão bibliográfica. O autismo, enquanto um transtorno do neurodesenvolvimento, afeta significativamente a comunicação, o comportamento e a interação social, manifestando-se de maneiras diversas entre diferentes pessoas. Em 1998, Judy Singer, socióloga, apresentou o conceito de "neurodiversidade" como uma crítica ao modelo médico convencional, almejando desestigmatizar o autismo e reconfigurar sua ontologia. Com base em teorias feministas e na perspectiva do modelo social, a neurodiversidade sugere que o autismo deve ser compreendido não como uma deficiência a ser eliminada, mas como uma variação neurológica que ilustra a diversidade humana. Desse modo, o movimento da neurodiversidade argumenta que as dificuldades enfrentadas por indivíduos autistas são consequência de uma sociedade inadequada, propondo uma transformação social que promova a inclusão e a aceitação dessas diferenças. No modelo social, os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência não são mais vistos como individuais, mas sim como obstáculos impostos pela sociedade. Em síntese, tanto o modelo social quanto a neurodiversidade colocam em questionamento a concepção tradicional de que o autismo é uma deficiência que necessita de correção. Eles incentivam a aceitação das diferenças e buscam construir uma sociedade mais inclusiva, na qual as pessoas autistas possam viver de forma autêntica e digna." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8329_TB1250_09112025143034.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA MENEGHEL CADORE" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "psicologafernandameneghel@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }