Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126526
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3773
    "inscrito_id" => 5789
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) contribui para a formação de professores de licenciatura, tratando questões como a conexão entre conceito e execução, a valorização da carreira docente e os desafios encontrados no ambiente escolar. Tem como intuito reforçar a formação inicial, oferecendo aos futuros professores vivências teóricas e práticas na educação básica. Visto isso, o presente estudo tem como objetivo descrever as contribuições do PIBID no processo de formação docente em Educação Física. Assim, foi elaborado um relato de experiência por meio do programa em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a escola municipal Dr. José João de Melo localizada em Castanhal-Pa. O projeto desenvolvido conta com a participação de oito bolsistas do curso de Licenciatura em Educação Física da UFPA, e juntamente com a professora de Educação Física elaboram planejamento de aula toda quinta-feira à tarde e aplicam durante a semana para as turmas do ensino fundamental anos iniciais 1º ao 5º ano. As atividades aplicadas foram os jogos e brincadeiras de matrizes africanas, indígenas e as brasileiras, de forma teórica e prática, tendo em vista que por meio desse conteúdo foi possível observar aspectos cognitivos, interação social, cooperação, trabalho em equipe e a melhora na coordenação motora dos alunos, despertando nos bolsistas, um sentimento de satisfação ao perceber que aprimoram suas habilidades de planejamento, execução e avaliação de aulas na formação dos alunos. Desse modo, o programa visa unir a teoria acadêmica com a realidade das escolas, promovendo a valorização da profissão docente e auxiliando no ensino. Em suma, fortalece a relação entre universidade e escola, estimulando o interesse pela docência e aprimorando as competências pedagógicas dos futuros professores."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5789_TB3773_14102025120952.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELEN CRISTINA ASSUNÇÃO BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "HELEN"
    "autor_email" => "helenassuncao25@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126526
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3773
    "inscrito_id" => 5789
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) contribui para a formação de professores de licenciatura, tratando questões como a conexão entre conceito e execução, a valorização da carreira docente e os desafios encontrados no ambiente escolar. Tem como intuito reforçar a formação inicial, oferecendo aos futuros professores vivências teóricas e práticas na educação básica. Visto isso, o presente estudo tem como objetivo descrever as contribuições do PIBID no processo de formação docente em Educação Física. Assim, foi elaborado um relato de experiência por meio do programa em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a escola municipal Dr. José João de Melo localizada em Castanhal-Pa. O projeto desenvolvido conta com a participação de oito bolsistas do curso de Licenciatura em Educação Física da UFPA, e juntamente com a professora de Educação Física elaboram planejamento de aula toda quinta-feira à tarde e aplicam durante a semana para as turmas do ensino fundamental anos iniciais 1º ao 5º ano. As atividades aplicadas foram os jogos e brincadeiras de matrizes africanas, indígenas e as brasileiras, de forma teórica e prática, tendo em vista que por meio desse conteúdo foi possível observar aspectos cognitivos, interação social, cooperação, trabalho em equipe e a melhora na coordenação motora dos alunos, despertando nos bolsistas, um sentimento de satisfação ao perceber que aprimoram suas habilidades de planejamento, execução e avaliação de aulas na formação dos alunos. Desse modo, o programa visa unir a teoria acadêmica com a realidade das escolas, promovendo a valorização da profissão docente e auxiliando no ensino. Em suma, fortalece a relação entre universidade e escola, estimulando o interesse pela docência e aprimorando as competências pedagógicas dos futuros professores."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5789_TB3773_14102025120952.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELEN CRISTINA ASSUNÇÃO BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "HELEN"
    "autor_email" => "helenassuncao25@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) contribui para a formação de professores de licenciatura, tratando questões como a conexão entre conceito e execução, a valorização da carreira docente e os desafios encontrados no ambiente escolar. Tem como intuito reforçar a formação inicial, oferecendo aos futuros professores vivências teóricas e práticas na educação básica. Visto isso, o presente estudo tem como objetivo descrever as contribuições do PIBID no processo de formação docente em Educação Física. Assim, foi elaborado um relato de experiência por meio do programa em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a escola municipal Dr. José João de Melo localizada em Castanhal-Pa. O projeto desenvolvido conta com a participação de oito bolsistas do curso de Licenciatura em Educação Física da UFPA, e juntamente com a professora de Educação Física elaboram planejamento de aula toda quinta-feira à tarde e aplicam durante a semana para as turmas do ensino fundamental anos iniciais 1º ao 5º ano. As atividades aplicadas foram os jogos e brincadeiras de matrizes africanas, indígenas e as brasileiras, de forma teórica e prática, tendo em vista que por meio desse conteúdo foi possível observar aspectos cognitivos, interação social, cooperação, trabalho em equipe e a melhora na coordenação motora dos alunos, despertando nos bolsistas, um sentimento de satisfação ao perceber que aprimoram suas habilidades de planejamento, execução e avaliação de aulas na formação dos alunos. Desse modo, o programa visa unir a teoria acadêmica com a realidade das escolas, promovendo a valorização da profissão docente e auxiliando no ensino. Em suma, fortalece a relação entre universidade e escola, estimulando o interesse pela docência e aprimorando as competências pedagógicas dos futuros professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.