Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE INCENTIVO À LEITURA EM TURMAS DE 1º E 2º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Despertar o gosto e o prazer pela leitura é um desafio para professores que trabalham com crianças inseridas no ciclo de alfabetização, pois, nessa fase, se torna imprescindível o incentivo dos professores para que as crianças queiram se tornar leitoras. Para tanto, se faz necessário oportunizar às crianças o contato com variados gêneros textuais, adequados a faixa etária, como também o desenvolvimento de atividades e estratégias claras, bem definidas que promovam o incentivo à leitura. Tratamos aqui de estratégias didáticas promovidas por professores alfabetizadores no cotidiano da escola para desenvolver nas crianças a compreensão de que a leitura pode e deve ser vivida como um deleite. Ensinar a criança a encontrar prazer no ato de ler deve ser incentivado desde os primeiros contatos destes com a literatura escrita. A escola é o local onde as crianças se deparam cotidianamente com a maior diversidade de textos escritos e é nesse ambiente que elas precisam, além de conhecer a leitura em suas diversas utilidades, aprender a viajar prazerosamente nas linhas e entrelinhas propostas pelos autores tornando-se autônomos em suas escolhas leitoras. Na perspectiva de identificar práticas de incentivo à leitura de professores atuantes em turmas do ciclo de alfabetização, entrevistamos duas professoras, sendo uma do 1° ano e uma do 2° ano do Ensino Fundamental, as quais relataram práticas desenvolvidas com o objetivo de despertar desde cedo o gosto pela leitura nas crianças de maneira lúdica. Analisamos os dois relatos de experiência tendo como aporte teórico Chartier (2016), Soares (1995, 2009), e Dauster (2012). Como resultado dessas análises, constatamos que é possível a realização de incentivo à leitura deleite obtendo-se resultados qualitativos e significativos para a vida desses estudantes, a partir de situações bem definidas e planejadas.

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