Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A GESTÃO ESCOLAR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Entre as diversas dificuldades enfrentadas pela gestão escolar, uma delas é vencer o desafio da inclusão. Nesse sentido, as pessoas com deficiência têm direito a uma Educação Inclusiva e é obrigação do sistema educacional efetivá-lo nas escolas e nos demais espaços da sociedade. Porém, para que isso ocorra, é fundamental que estejamos preparados para conviver e respeitar as especificidades dessas pessoas. O objetivo desta pesquisa é identificar as ações do gestor escolar que visam garantir a inclusão dos estudantes com deficiência. Para isso realizamos pesquisas bibliográficas e documentais. Para a construção deste artigo, utilizamos a plataforma Google acadêmico, disponível em: https://scholar.google.com.br/?hl=pt, pesquisamos as seguintes palavras chaves: ações; educação especial; estudantes com deficiência; gestão escolar; inclusão. 15 Artigos foram selecionados, e lidos os resumos descritivos, e de acordo com os objetivos dessa pesquisa, 10 trabalhos foram escolhidos para fundamentar essa pesquisa. Nos Artigos pesquisados, percebemos que a gestão escolar é totalmente responsável pelo sucesso da inclusão dos estudantes com deficiência nas salas de aula das escolas regulares, e apesar dos diversos desafios, promover o ensino-aprendizagem com qualidade para todos, a participação e permanência nos espaços escolares e o pleno desenvolvimento de suas habilidades, deve ser uma das metas de uma gestão inclusiva. Os resultados mostraram que ter um olhar inclusivo não é suficiente para garantir uma efetiva inclusão. Manter-se atualizado sobre Leis, Decretos e Documentos reguladores é de extrema necessidade. Favorecer a formação continuada do corpo docente e coordenação é um dos caminhos para que o estudante com deficiência possa participar de forma significativa do processo de ensino-aprendizagem.

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