O PAPEL DA FAMÍLIA NO SUCESSO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DE PARCERIAS ENTRE ESCOLA E LAR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126560 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3899 "inscrito_id" => 5407 "titulo" => "O PAPEL DA FAMÍLIA NO SUCESSO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DE PARCERIAS ENTRE ESCOLA E LAR" "resumo" => "O presente estudo investiga o papel da família no sucesso escolar: uma análise de parcerias entre escola e lar. Desenvolvido com o objetivo de analisar o papel da família no sucesso escolar dos alunos, enfatizando as parcerias entre escola e lar como fator determinante no desenvolvimento acadêmico, tendo em vista que o sucesso escolar é influenciado por vários fatores, e a participação da família no processo educacional tem se mostrado bem importante. A colaboração entre escola e família pode alavancar o aprendizado e contribuir para um ambiente favorável ao desenvolvimento integral do aluno. O estudo busca compreender como ações conjuntas da família e da escola podem impactar de forma positiva o desenvolvimento acadêmico, fortalecendo a relação entre esses dois ambientes e reconhecendo a importância do envolvimento familiar na educação. Para tanto, se faz necessário investigar o nível de envolvimento das famílias nas atividades escolares e qual o impacto dessa participação no desempenho dos alunos, analisar como a comunicação entre escola e família pode ser melhorada para promover um ambiente educacional mais colaborativo e identificar práticas eficazes de parceria entre escola e família quer favoreçam o bem-estar dos estudantes. Será realizada, uma pesquisa qualitativa exploratória, por meio de entrevistas semi estruturadas com pais, professores e coordenadores pedagógicos em duas escolas públicas em Imperatriz do Maranhão. A análise de dados será feita por meio da técnica de análise de conteúdo, permitindo a identificação de padrões entre participação familiar e o sucesso escolar dos alunos. Diante disso, espera-se que os resultados desta pesquisa mostrem que a parceria efetiva entre escola e família é um fator crucial para o sucesso escolar dos alunos. Este estudo poderá contribuir para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes para aproximar os dois lados, e assim criar um ambiente educativo mais cooperativo e favorecendo o aprendizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5407_TB3899_30102025232104.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDNA VITÓRIA LIMA REIS" "autor_nome_curto" => "EDNA" "autor_email" => "edna.reis@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126560 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3899 "inscrito_id" => 5407 "titulo" => "O PAPEL DA FAMÍLIA NO SUCESSO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DE PARCERIAS ENTRE ESCOLA E LAR" "resumo" => "O presente estudo investiga o papel da família no sucesso escolar: uma análise de parcerias entre escola e lar. Desenvolvido com o objetivo de analisar o papel da família no sucesso escolar dos alunos, enfatizando as parcerias entre escola e lar como fator determinante no desenvolvimento acadêmico, tendo em vista que o sucesso escolar é influenciado por vários fatores, e a participação da família no processo educacional tem se mostrado bem importante. A colaboração entre escola e família pode alavancar o aprendizado e contribuir para um ambiente favorável ao desenvolvimento integral do aluno. O estudo busca compreender como ações conjuntas da família e da escola podem impactar de forma positiva o desenvolvimento acadêmico, fortalecendo a relação entre esses dois ambientes e reconhecendo a importância do envolvimento familiar na educação. Para tanto, se faz necessário investigar o nível de envolvimento das famílias nas atividades escolares e qual o impacto dessa participação no desempenho dos alunos, analisar como a comunicação entre escola e família pode ser melhorada para promover um ambiente educacional mais colaborativo e identificar práticas eficazes de parceria entre escola e família quer favoreçam o bem-estar dos estudantes. Será realizada, uma pesquisa qualitativa exploratória, por meio de entrevistas semi estruturadas com pais, professores e coordenadores pedagógicos em duas escolas públicas em Imperatriz do Maranhão. A análise de dados será feita por meio da técnica de análise de conteúdo, permitindo a identificação de padrões entre participação familiar e o sucesso escolar dos alunos. Diante disso, espera-se que os resultados desta pesquisa mostrem que a parceria efetiva entre escola e família é um fator crucial para o sucesso escolar dos alunos. Este estudo poderá contribuir para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes para aproximar os dois lados, e assim criar um ambiente educativo mais cooperativo e favorecendo o aprendizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5407_TB3899_30102025232104.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDNA VITÓRIA LIMA REIS" "autor_nome_curto" => "EDNA" "autor_email" => "edna.reis@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }