Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O GÊNERO AUTOBIOGRAFIA COMO FERRAMENTA PARA A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar de que maneira a escrita autobiográfica pode fortalecer a identidade dos educandos e tornar o processo de alfabetização na perspectiva do letramento mais propositivo, ao conectar a aprendizagem com suas vivências e memórias. A pesquisa foi realizada no projeto "Apoio de Aprendizagem" do Movimento República de Emaús, com crianças dos anos iniciais com baixos índices de aquisição do sistema de escrita alfabética. A partir disso, buscou-se desenvolver produções textuais que valorizassem as experiências dos alunos, promovendo o registro de suas trajetórias pessoais como o gênero discursivo autobiografia. A autobiografia foi utilizada como ferramenta pedagógica para estimular a leitura e a escrita de forma significativa, partindo do repertório pessoal dos alunos. A metodologia adotada baseia-se na pesquisa-ação. O trabalho foi fundamentado em autores como Ferreiro e Teberosky (1984), Kleiman (1995) , Molina e Maldonado (2020) principalmente. Os resultados apontam que a abordagem autobiográfica contribuiu para o desenvolvimento da escrita e da leitura, fortalecendo a autoestima e a identidade dos alunos. Isso se justifica pelo fato de que eles relataram suas histórias articulando com elementos da língua de maneira a aprender mais e melhor em função das necessidades comunicativas. Além disso, percebemos avanços na estruturação textual, na autonomia na escrita e na ampliação do repertório de leitura. Dessa forma, a autobiografia se mostrou uma estratégia potente para a alfabetização e o letramento, pois integra a experiência de vida dos alunos ao processo educativo mediante práticas sociais.

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