O EDUCAR EM DIREITOS HUMANOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA DE PAZ EM UM CONTEXTO ESCOLAR DE PRECONCEITOS E VIOLÊNCIAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126004 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2523 "inscrito_id" => 4772 "titulo" => "O EDUCAR EM DIREITOS HUMANOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA DE PAZ EM UM CONTEXTO ESCOLAR DE PRECONCEITOS E VIOLÊNCIAS" "resumo" => "Esta pesquisa versa sobre a construção de ações educativas comprometidas com a Educação em e para os Direitos Humanos (EDH), as quais foram suscitadas em consequência de um contexto escolar de falas e atitudes preconceituosas, assim como de violências física e verbal. A partir desse delineamento, buscou-se compreender como as múltiplas dimensões do educar em Direitos Humanos (DH) poderiam contribuir para a construção de uma cultura de paz e de respeito às diferenças. O objetivo precípuo é analisar a relevância de ações baseadas no educar em DH para a desconstrução de uma cultura de preconceitos e de violências. Em busca dessa intenção, foram realizadas pesquisas bibliográficas e pesquisa do tipo intervenção pedagógica. As análises tiveram fundamentos em autoras(es) como Bobbio (2004) em DH; Chaui (2006), Freire (2021) e Magendzo (2008) em EDH; Candau (1999; 2008; 2013) em interculturalidade e EDH; e Ortega e Del Rey (2002) em cultura da paz e prevenção da violência. A experiência e as falas das crianças desvelaram que a forma de interação na escola era reflexo de suas vivências na comunidade. Diante disso, até mesmo o momento do lanche passou a ser pensado e problematizado com ênfase na construção de uma cultura de paz e de respeito às diferenças. Conclui-se que a EDH é um ato permanente de promoção de consciência, de justiça, de igualdade e, dentre outros, de convivência respeitosa com as diferenças. Esse conjunto de atitudes deve confluir para mudanças de mentalidades e transformações de práticas, compreendendo a Educação como eixo privilegiado para esse debate." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4772_TB2523_28102025230748.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "POLLYANA LÚCIA MANGABEIRA" "autor_nome_curto" => "POLLYANA" "autor_email" => "polyana.ana@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126004 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2523 "inscrito_id" => 4772 "titulo" => "O EDUCAR EM DIREITOS HUMANOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA DE PAZ EM UM CONTEXTO ESCOLAR DE PRECONCEITOS E VIOLÊNCIAS" "resumo" => "Esta pesquisa versa sobre a construção de ações educativas comprometidas com a Educação em e para os Direitos Humanos (EDH), as quais foram suscitadas em consequência de um contexto escolar de falas e atitudes preconceituosas, assim como de violências física e verbal. A partir desse delineamento, buscou-se compreender como as múltiplas dimensões do educar em Direitos Humanos (DH) poderiam contribuir para a construção de uma cultura de paz e de respeito às diferenças. O objetivo precípuo é analisar a relevância de ações baseadas no educar em DH para a desconstrução de uma cultura de preconceitos e de violências. Em busca dessa intenção, foram realizadas pesquisas bibliográficas e pesquisa do tipo intervenção pedagógica. As análises tiveram fundamentos em autoras(es) como Bobbio (2004) em DH; Chaui (2006), Freire (2021) e Magendzo (2008) em EDH; Candau (1999; 2008; 2013) em interculturalidade e EDH; e Ortega e Del Rey (2002) em cultura da paz e prevenção da violência. A experiência e as falas das crianças desvelaram que a forma de interação na escola era reflexo de suas vivências na comunidade. Diante disso, até mesmo o momento do lanche passou a ser pensado e problematizado com ênfase na construção de uma cultura de paz e de respeito às diferenças. Conclui-se que a EDH é um ato permanente de promoção de consciência, de justiça, de igualdade e, dentre outros, de convivência respeitosa com as diferenças. Esse conjunto de atitudes deve confluir para mudanças de mentalidades e transformações de práticas, compreendendo a Educação como eixo privilegiado para esse debate." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4772_TB2523_28102025230748.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "POLLYANA LÚCIA MANGABEIRA" "autor_nome_curto" => "POLLYANA" "autor_email" => "polyana.ana@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }