Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O EDUCAR EM DIREITOS HUMANOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA DE PAZ EM UM CONTEXTO ESCOLAR DE PRECONCEITOS E VIOLÊNCIAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esta pesquisa versa sobre a construção de ações educativas comprometidas com a Educação em e para os Direitos Humanos (EDH), as quais foram suscitadas em consequência de um contexto escolar de falas e atitudes preconceituosas, assim como de violências física e verbal. A partir desse delineamento, buscou-se compreender como as múltiplas dimensões do educar em Direitos Humanos (DH) poderiam contribuir para a construção de uma cultura de paz e de respeito às diferenças. O objetivo precípuo é analisar a relevância de ações baseadas no educar em DH para a desconstrução de uma cultura de preconceitos e de violências. Em busca dessa intenção, foram realizadas pesquisas bibliográficas e pesquisa do tipo intervenção pedagógica. As análises tiveram fundamentos em autoras(es) como Bobbio (2004) em DH; Chaui (2006), Freire (2021) e Magendzo (2008) em EDH; Candau (1999; 2008; 2013) em interculturalidade e EDH; e Ortega e Del Rey (2002) em cultura da paz e prevenção da violência. A experiência e as falas das crianças desvelaram que a forma de interação na escola era reflexo de suas vivências na comunidade. Diante disso, até mesmo o momento do lanche passou a ser pensado e problematizado com ênfase na construção de uma cultura de paz e de respeito às diferenças. Conclui-se que a EDH é um ato permanente de promoção de consciência, de justiça, de igualdade e, dentre outros, de convivência respeitosa com as diferenças. Esse conjunto de atitudes deve confluir para mudanças de mentalidades e transformações de práticas, compreendendo a Educação como eixo privilegiado para esse debate.

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