A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM MATEMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126658 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4184 "inscrito_id" => 9542 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM MATEMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O estágio curricular supervisionado é uma parte fundamental da formação de professores, pois possibilita a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos na graduação. Este artigo descreve a experiência do Estágio Supervisionado III, realizado no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), na Escola Estadual Padre José de Anchieta. O objetivo do estudo é discutir a interação entre teoria e prática, abordando os desafios da docência e a importância da gestão escolar no ensino de Matemática. O estudo inclui a análise da instituição, as atividades realizadas, como observação e participação na organização pedagógica, e reflete sobre os impactos dessa vivência na formação docente. A pesquisa destaca a relevância do estágio para a reflexão sobre metodologias de ensino, gestão escolar e o papel do professor na construção do conhecimento. Os resultados indicam que o estágio contribui para o fortalecimento da formação do licenciando, preparando-o para os desafios do ensino. A experiência prática adquirida durante o estágio oferece uma visão mais clara das realidades educacionais, possibilitando uma compreensão crítica do papel do docente e da importância da gestão escolar para o sucesso do ensino-aprendizagem. Conclui-se que o estágio supervisionado é essencial para a formação de professores, contribuindo para o desenvolvimento profissional e para a melhoria da qualidade do ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9542_TB4184_30102025225700.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS MATEUS DE SOUSA MOURA" "autor_nome_curto" => "Mateus Moura" "autor_email" => "mateusdemoura89@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126658 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4184 "inscrito_id" => 9542 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM MATEMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O estágio curricular supervisionado é uma parte fundamental da formação de professores, pois possibilita a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos na graduação. Este artigo descreve a experiência do Estágio Supervisionado III, realizado no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), na Escola Estadual Padre José de Anchieta. O objetivo do estudo é discutir a interação entre teoria e prática, abordando os desafios da docência e a importância da gestão escolar no ensino de Matemática. O estudo inclui a análise da instituição, as atividades realizadas, como observação e participação na organização pedagógica, e reflete sobre os impactos dessa vivência na formação docente. A pesquisa destaca a relevância do estágio para a reflexão sobre metodologias de ensino, gestão escolar e o papel do professor na construção do conhecimento. Os resultados indicam que o estágio contribui para o fortalecimento da formação do licenciando, preparando-o para os desafios do ensino. A experiência prática adquirida durante o estágio oferece uma visão mais clara das realidades educacionais, possibilitando uma compreensão crítica do papel do docente e da importância da gestão escolar para o sucesso do ensino-aprendizagem. Conclui-se que o estágio supervisionado é essencial para a formação de professores, contribuindo para o desenvolvimento profissional e para a melhoria da qualidade do ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9542_TB4184_30102025225700.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS MATEUS DE SOUSA MOURA" "autor_nome_curto" => "Mateus Moura" "autor_email" => "mateusdemoura89@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }