ESCOLA SEM FAKE: A LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA PARA COMBATER A DESINFORMAÇÃO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126880 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4697 "inscrito_id" => 13029 "titulo" => "ESCOLA SEM FAKE: A LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA PARA COMBATER A DESINFORMAÇÃO" "resumo" => "A desinformação é um fenômeno alarmante da contemporaneidade. Embora a criação de textos e sua disseminação tenham se democratizado, a configuração digitalizada na qual vivemos trouxe desafios, dentre eles a proliferação descontrolada de textos de desinformação, especialmente nas redes sociais (Bentes; Souza-Santos, 2023). Processos eleitorais estão sob tensão, a integridade das pessoas está na mira e, por consequência, regimes democráticos estão em jogo, transformando-se no que Byung-Chul Han denomina infocracia (Han, 2022). A circulação de notícias falsas tornou-se comum, e isso afeta todas as esferas da vida coletiva, inclusive o cotidiano escolar. Diante desse cenário, surge o Escola Sem Fake, projeto subsidiado pelo Programa de Apoio às Licenciaturas (Prolicen) da Universidade Federal da Paraíba. Alinhado à perspectiva enunciativo-discursiva da linguagem e à BNCC (Brasil, 2018), o projeto, por meio de oficinas em escolas públicas de Ensino Básico em João Pessoa (PB), busca formar leitores críticos frente à desinformação e capacitá-los como curadores (Leurquin E.; Leurquin C., 2021), unindo conhecimentos linguísticos a práticas pedagógicas concretas. Este trabalho, de abordagem qualitativa e interpretativa, pautada na pesquisa-ação, objetiva relatar as experiências do projeto na abordagem contemporânea dos eixos de oralidade, leitura, produção textual e análise linguística. A análise das práticas à luz da Pedagogia Crítica e da Linguística Cognitiva demonstra que a integração entre conhecimentos linguísticos e multiletramentos fortalece a autonomia dos estudantes, tornando-os mais aptos a identificar e desconstruir estratégias discursivas em textos de desinformação. Os dados também indicam que a abordagem pedagógica adotada aproxima o ensino de LP das dinâmicas sócio tecnológicas contemporâneas. No combate a esse dilema social, político e cognitivo, reafirma-se a necessidade de uma postura reflexiva diante das crenças pessoais e da desordem digital. Assim, evidencia-se a importância de projetos educativos para fortalecer a cultura de verificação e a responsabilidade informacional, fundamentais para a cidadania na era digital." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13029_TB4697_27102025122137.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LUÍSA DE MOURA AZERÊDO" "autor_nome_curto" => "Maria Luísa" "autor_email" => "mariemazeredo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126880 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4697 "inscrito_id" => 13029 "titulo" => "ESCOLA SEM FAKE: A LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA PARA COMBATER A DESINFORMAÇÃO" "resumo" => "A desinformação é um fenômeno alarmante da contemporaneidade. Embora a criação de textos e sua disseminação tenham se democratizado, a configuração digitalizada na qual vivemos trouxe desafios, dentre eles a proliferação descontrolada de textos de desinformação, especialmente nas redes sociais (Bentes; Souza-Santos, 2023). Processos eleitorais estão sob tensão, a integridade das pessoas está na mira e, por consequência, regimes democráticos estão em jogo, transformando-se no que Byung-Chul Han denomina infocracia (Han, 2022). A circulação de notícias falsas tornou-se comum, e isso afeta todas as esferas da vida coletiva, inclusive o cotidiano escolar. Diante desse cenário, surge o Escola Sem Fake, projeto subsidiado pelo Programa de Apoio às Licenciaturas (Prolicen) da Universidade Federal da Paraíba. Alinhado à perspectiva enunciativo-discursiva da linguagem e à BNCC (Brasil, 2018), o projeto, por meio de oficinas em escolas públicas de Ensino Básico em João Pessoa (PB), busca formar leitores críticos frente à desinformação e capacitá-los como curadores (Leurquin E.; Leurquin C., 2021), unindo conhecimentos linguísticos a práticas pedagógicas concretas. Este trabalho, de abordagem qualitativa e interpretativa, pautada na pesquisa-ação, objetiva relatar as experiências do projeto na abordagem contemporânea dos eixos de oralidade, leitura, produção textual e análise linguística. A análise das práticas à luz da Pedagogia Crítica e da Linguística Cognitiva demonstra que a integração entre conhecimentos linguísticos e multiletramentos fortalece a autonomia dos estudantes, tornando-os mais aptos a identificar e desconstruir estratégias discursivas em textos de desinformação. Os dados também indicam que a abordagem pedagógica adotada aproxima o ensino de LP das dinâmicas sócio tecnológicas contemporâneas. No combate a esse dilema social, político e cognitivo, reafirma-se a necessidade de uma postura reflexiva diante das crenças pessoais e da desordem digital. Assim, evidencia-se a importância de projetos educativos para fortalecer a cultura de verificação e a responsabilidade informacional, fundamentais para a cidadania na era digital." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13029_TB4697_27102025122137.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LUÍSA DE MOURA AZERÊDO" "autor_nome_curto" => "Maria Luísa" "autor_email" => "mariemazeredo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }