Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESCOLA SEM FAKE: A LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA PARA COMBATER A DESINFORMAÇÃO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A desinformação é um fenômeno alarmante da contemporaneidade. Embora a criação de textos e sua disseminação tenham se democratizado, a configuração digitalizada na qual vivemos trouxe desafios, dentre eles a proliferação descontrolada de textos de desinformação, especialmente nas redes sociais (Bentes; Souza-Santos, 2023). Processos eleitorais estão sob tensão, a integridade das pessoas está na mira e, por consequência, regimes democráticos estão em jogo, transformando-se no que Byung-Chul Han denomina infocracia (Han, 2022). A circulação de notícias falsas tornou-se comum, e isso afeta todas as esferas da vida coletiva, inclusive o cotidiano escolar. Diante desse cenário, surge o Escola Sem Fake, projeto subsidiado pelo Programa de Apoio às Licenciaturas (Prolicen) da Universidade Federal da Paraíba. Alinhado à perspectiva enunciativo-discursiva da linguagem e à BNCC (Brasil, 2018), o projeto, por meio de oficinas em escolas públicas de Ensino Básico em João Pessoa (PB), busca formar leitores críticos frente à desinformação e capacitá-los como curadores (Leurquin E.; Leurquin C., 2021), unindo conhecimentos linguísticos a práticas pedagógicas concretas. Este trabalho, de abordagem qualitativa e interpretativa, pautada na pesquisa-ação, objetiva relatar as experiências do projeto na abordagem contemporânea dos eixos de oralidade, leitura, produção textual e análise linguística. A análise das práticas à luz da Pedagogia Crítica e da Linguística Cognitiva demonstra que a integração entre conhecimentos linguísticos e multiletramentos fortalece a autonomia dos estudantes, tornando-os mais aptos a identificar e desconstruir estratégias discursivas em textos de desinformação. Os dados também indicam que a abordagem pedagógica adotada aproxima o ensino de LP das dinâmicas sócio tecnológicas contemporâneas. No combate a esse dilema social, político e cognitivo, reafirma-se a necessidade de uma postura reflexiva diante das crenças pessoais e da desordem digital. Assim, evidencia-se a importância de projetos educativos para fortalecer a cultura de verificação e a responsabilidade informacional, fundamentais para a cidadania na era digital.

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