Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA ERA DIGITAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A tecnologia surge da necessidade humana de melhorar suas condições de existência. São inúmeras as tecnologias criadas dos primeiros povos até os dias atuais. Nesta era, principalmente nas últimas décadas, as tecnologias digitais da informação e comunicação têm se destacado. Por isso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) criada em 2017 traz a inserção dessas tecnologias no currículo escolar. E essa inserção é ressaltada posteriormente por meio da Lei Complementar 15. 533/2023, inserida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, após dados do senso escolar de 2020, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apontarem déficit quanto aos recursos tecnológicos e acesso a internet nas escolas públicas do país. A falta de estrutura das instituições de ensino ganhou evidência no contexto pandêmico da covid-19, em que professores tiveram que se reinventar para prosseguir com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Diante disso, o trabalho visa discutir, por meio de uma pesquisa bibliográfica, como a Lei 15. 533/2023 pretende potencializar o uso das tecnologias no âmbito educacional para promover a inclusão digital, promover a capacitação docente para inserir as tecnologias em sua prática docente e ainda, debater como a escola recebe as políticas educacionais, com ênfase no papel do professor como executor das políticas públicas. A discussão tem como referencial basilar: BNCC (2017), Ferreira; Guimarães (2021), Lei 15.533 (2023) e Ball (2016).

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